alfajor facil 600x337 Alfajor Caseiro

Sempre que eu pensava em alfajor, me lembrava daqueles clássicos da turma da mônica que eu comprava quando criança, mas hoje em dia depois de experimentar legítimos alfajores (essa palavra é estranha, né?) Argentinos, descobri que alfajor de verdade é bem diferente do da Turma da Mônica, e como não tem como ter sempre os legítimos, resolvi fazer o meu delicioso, crocante e fácil Alfajor Caseiro, assim posso comer quantos eu quiser, e com o recheio que eu quiser (doce de leite com coco é o preferido da casa). E como sou uma pessoa bem legal (convencida), claro que vou dividir essa receita com vocês.

4.8 from 14 reviews
Alfajor Caseiro
Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Cozinha: Argentina
Rendimento: 25 A 30
 
Ingredientes
  • 2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Xícara (chá) de Manteiga / Margarina (s/ sal)
  • ½ Xícara (chá) Açúcar
  • 1 Colher (chá) Essência de Baunilha
  • ½ Colher (sopa) Água
  • 500g Chocolate Meio Amargo (p/ derreter)
  • 200g Recheio a gosto
Instruções
  1. Em um recipiente misture a manteiga em temperatura ambiente, açúcar e a essência de baunilha, até formar um creme.
  2. Junte a água, e a farinha aos poucos e misture bem com as mãos até formar uma massa lisa e homogenia.
  3. Embrulhe em plastico filme e leve para gelar por 10 ou 15 minutos.
  4. Retire da geladeira, e abra a massa com ajuda de um rolo de macarrão, corte círculos iguais, faça um furo no centro com um garfo para evitar que crie bolhar.
  5. Leve para assar em uma forma de metal, forrada com papel manteiga, me forno médio (180ºC) por 10 minutos ou até dourar o fundo.
  6. Assim que as "bolachinhas" estiverem assadas, deixe esfriar completamente, recheie com o que desejar (doce de leite, brigadeiro, nutella e etc.) e banhe em chocolate derretido, deixe na geladeira até endurecer o chocolate e aproveite.
Observações
DICAS:
1) - Se ficar dificil banhar no chocolate por ficar "sambando", deixe as bolachinhas já recheadas no congelador, até ficar com o recheio firme e depois banhe no chocolate.
2) - Depois que o chocolate endurecer, deixe fora da geladeira, até voltar a temperatura ambiente, para que o chocolate não derreta tão facilmente nas mãos, e também fica mais gostoso, pois gelado, acaba ficando durinho.
3) - Eu usei chocolate meio amargo, mas você pode usar branco ou ao leite se preferir, ou pode comer sem banhar no chocolate.
4) - Se seu forno não couber toda a massa, abra a massa aos poucos e mantenha na geladeira, para que não fique muito molenga.
CUIDADO: Fique atento quando colocar as bolachinhas para assar, pois o processo é bem rápido, principalmente depois de algumas fornadas.

 

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Thiago

    Gisele, a parte que acrescenta a farinha pode ainda continuar batendo na batedeira, ou só até a parte do creme de açúcar com manteiga ?

    • Gisele Souza

      Se sua batedeira aguentar bater massa, do contrario melhor fazer na mão.

    • Julia

      Melhor não, pois você não quer que a sua massa desenvolva glúten. Se continuar a bater vai gerar crescimento.

  2. Nossa Gi! Arrasou! Deu vontade de comer esse alfajor!

  3. Luma

    Eu fiz! Adorei!!! Assei tarde da noite de ontem e não chegou a dorar as duas formas que fiz, recheei com brigadeiro pronto e dei uma boa mergulhada no chocolate meio amargo, ficou MARAVILHOSO! Eu, meu namorado e minha família adoramos!
    Obrigada pela receita maravilhosa

    • Gisele Souza

      Aeeeeeeeeeeeeee que bom que gostou Luma =D Ele fica dourado em baixo como mostrado no vídeo =D

    • Luma

      Hoje fiz novamente, pela segunda vez grudou um pouco na hora de cortar, ai adicionei farinha um pouco na mesa e ficou maravilhoso *-*
      Fiz novamente pois todos aqui em casa adoraraaaaaaaaaaaaaaaaaam ! :D

      ÓTIMA RECEITA!

    • Gisele Souza

      Luma, acho que precisa ficar mais tempo na geladeira, mas sempre a quantidade de farinha pode sofrer variação mesmo.

  4. Eu fiz. Ficou gostoso, mas MUITO doce. Recomendo pra quem for fazer diminuir a quantidade de açúcar! Abraço!

    • Gisele Souza

      Raul, por isso que usei o Chocolate Meio Amargo na Cobertura, assim você equilibra os sabores e claro que o recheio também importa o meu foi de doce de leite com coco que é muito mais suave que só doce de leite. Não aconselho tirar o açúcar porque ele ajuda na estrutura da massa.

  5. Jairo Menezes

    Gisele, fiz os alfaiares e minha família gostou bastante, tive dificuldade no ponto da cobertura de chocolate, não achei a receita que você falou, caso tenha o link favor me enviar. Parabéns, fica muito bom mesmo!

    • Gisele Souza

      Olha não tem segredo na verdade é só derreter o chocolate e esfriar ele, mas segue o link novamente. Jairo recomendo você ativar sempre as notificações do youtube, pois esses links são colocados nas anotações. receitasdeminuto.com/como-temperar-chocolate-sem-segredos/

  6. Lorena

    Oi Gisele, amei essa receita! Sempre vejo as receitas no seu site e faço em casa, todas ficam maravilhosas! :D Os vídeos também ajudam muuuito! Me tira só uma dúvida? E se eu quiser embalar o alfajor, como faço de forma que não derreta a cobertura de chocolate? Tem como?

    • Gisele Souza

      Lorena o ideal para você não ter mto trabalho é usar o Chocolate Fracionado (compre em lojas de doces), pois assim não precisa fazer a temperagem. Outra coisa importante é que depois que você tirar ele da geladeira, deixe ele “suar” sozinho até secar, sem mexer nele, assim ele fica na temperatura ambiente sem derreter. Da uma olhadinha nesse post que explica como fazer a temperagem caso prefira usar o chocolate comum (aqueles de coberura de 1 kilo) http://receitasdeminuto.com/como-temperar-chocolate-sem-segredos/

    • Geeente o meu ficou muuito crocante, o q eu faço ?

    • Gisele Souza

      Você assou muito Thamyris.

  7. Lorena

    Armazenar eu disse me referindo a embalar… Eu estava querendo fazer e embalar para entregar ao meu namorado, mas fico com medo do chocolate da cobertura derreter.

  8. Lorena

    Obrigada, Gi! Você é ótima!!! :D

  9. Isabella

    Oiii, to com muita vontade de fazer esta receita…mas será que pode fazer com a manteiga com sal ? bjjjs :D

  10. Gisele,

    Adorei a receita.
    Acabei de fazer com algumas adaptações.
    Usei 200 grs de fécula de batata e o restante de farinha de trigo. Ficou um biscoitinho bem legal.
    Não foi preciso usar a água porque a fécula é bem diferente que a farinha de trigo.

    Valeu pela receita!

    Abraços!

  11. Eu Adorei Gisele Esse Alfajor Caseiro E Muito Bom

  12. Vitor Cruz

    Fiquei viciado nesse alfajor! Estou fazendo ele para todas as visistas que vem aqui em casa… A única coisa que eu ainda não sei o que fazer é com os quilinhos a mais! hehehehe Parabéns pela receita!

  13. Mariana Duarte

    Tem validade? Com 1 semana, vc acha q ainda estará bom?

    • Gisele Souza

      Guarde na geladeira que ai pode ficar tranquilo.

  14. Fernando

    Gisele, meu alfajor ficou muito tempo no forno e não assou, ele estava a 180 graus e ficou pre aquecendo e tal, mas não ficou bom, a massa só esquentou e tive que jogar tudo fora, o que você acha que deu errado?

    • Gisele Souza

      Fernando o forno precisa estar aquecido, pelo que entendi você ligou e colocou direto né? Mas olha Fernando como sempre falo o tempo de forno pode variar então pode ser que no seu precise de mais tempo.

  15. erika

    Bom dia Gisele,
    esta receita rende quantos alfajores do mesmo tamanho que você fez?

  16. jeniffer

    pode untar a forma ..pois nao tenho papel manteiga?

    • Gisele Souza

      Pode sim, unte e enfarinhe bem.

  17. jeniifer

    o meu biscoito apos assado ficou durinho,e nao macio.. é normal? ; depois fica macio?

    • Gisele Souza

      Jenifer esse Alfajor é crocante não macio, ele é mais parecido com os Argentinos que são crocante e não macios com os da Turma da Monica.

  18. Anne

    Olá Gisele, bom dia!!! Achei seu site ontem na net pesquisando e não consegui parar de ver as receitas…. Muiiiiito Bommmm. Parabéns!!!

    Quero muito fazer essa receita no fim de semana, mais fiquei com uma dúvida, posso utilizar margarina ou tem que ser manteiga?

    Aguardo a resposta ansiosa, rsrsrsr.
    Beijinhos pra ti!

    • Gisele Souza

      Anne da pra usar sim, mas deixa a massa na geladeira antes de abrir por uns 20 minutos até ficar firme, porque a margarina é mais molega =D

  19. Daniela Souza

    Amiga vou fazer com doce de leite mais e para vender, quanto tempo dura sem o recheio estragar ?

    • Gisele Souza

      Dani não dura muito tempo, por segurança 3 a 5 dias, afinal é sem conservantes.

  20. Oie Gisele eu queria saber se da para usar margarina ou manteiga com sal porque eu nao consegui comprar sem sal,pode ser?

    • Gisele Souza

      Pode usar com Sal sim, Amanda se vc quer uma bolachinha mais quebradiça usa manteiga, mais firma margarina.

  21. Oie Gisele eu queria saber se só com uma receita no caso essa que vc fez da para umas 10 pessoas ou eu tenho q dobrar a receita.aguardando resposta Bjos!!!!!

    • Gisele Souza

      Depende quantos cada uma vai comer Amanda, veja que na receita ela rende de 25 a 30 alfajores.

  22. Thayna

    Gisele, tudo bom? Gostaria de saber por favor, quanto tempo esse alfajor pode ficar no congelador. Irei fazer no lugar do bem casado, e queria saber quantos dias antes eu posso fazer ate ao meu casamento. Beijooos !

    • Gisele Souza

      Thayna eu não testei o congelamento, não sei como a massa vai reagir, precisa fazer o teste antes, de toda forma vc pode manter na geladeira por uns 3 dias, só deixar fora da geladeira depois quando for servir para ele voltar a ficar macio.

  23. Jayne Guimarães

    Nossa, Gisele! Eu fiz a receita e ficou muito bom! O tempo pra assar que eu tive que aumentar muito (uns 30 a 40 minutos mais ou menos) e no final acabei aumentando a temperatura também pra assar mais rápido. To pensando em fazer pra vender. Você ta de parabéns pela receita! (:

    • Gisele Souza

      Eles não ficaram muito durinhos Jayne? Pq devem ser crocantes nas bordas e mais fofinho no centro =d

  24. michelle

    Fiz adoreiii
    Pesquisei uma receita que eu queria vender e achei essa receita adorei seu site e acheibvc super simpática nos videos hauhahbah bjaum

    • Gisele Souza

      Brigada Michelle =D

  25. Eu posso fazer o leite condensado na panela de pressão e vira doce de leite?

    • Gisele Souza

      Claro =D

  26. Flaviana

    Fiz, vendi e foi aprovadissimo!!!
    Adorei seu blog e vou continuar usando suas receitas beijos!!!

    • Gisele Souza

      Aeeeeee o importante é fazer um dinheirinho =D

  27. Paullete

    oi Gisele, amei a receita, fiz pra testar meus filhos amaram e agora to fazendo pra vender, parabéns a receita é um sucesso! e obrigada linda por suas dicas, são valiosíssimas!

    • Gisele Souza

      Aeeee Paullete fico feliz que esteja gostando e os clientes tb =D

  28. Gisele gostaria de saber se a farinha de trigo é com ou sem fermento? essa é minha dúvida.

    • Gisele Souza

      Se uma receita não pedir para usar com Fermento é pq é sempre sem Vanessa, até pq nunca é recomendado usar a com fermento.

  29. Marie

    Tentei fazer, mas a massa das bolachas desfez-se no forno. O que pode ter corrido mal?

    • Gisele Souza

      Como assim se desfez?

  30. Sabrina Ern

    Oi Gisele, faço Alfajores para vender e segui sua receita, é muito gostosa!
    Mas venho tendo uns probleminhas.
    Uso para a cobertura chocolate fracionado.
    Já aconteceu algumas vezes do chocolate suar depois que já banhei o alfajor.
    Não coloco na geladeira, deixo sempre em temperatura ambiente, mas moro em SC e aqui é muito úmido, será que isso é a causa desse problema?

    • Gisele Souza

      Pode ser sim Sabrina, deixe ele suar quietinho antes de embalar.

  31. Marie

    a massa das bolachas derreteu…

    • Gisele Souza

      Oi???

  32. Não sei se é assim mais a minha bolachinha ficou igual amanteigado nao ficou macia sera que eu errei em alguma parte?

    • Gisele Souza

      Eh assim mesmo, esse alfajor não eh tipo o da monica que eh um bolinho.

  33. Oi Gi, gostaria de saber se a farinha é com fermento ou sem fermento??

    • Gisele Souza

      Samira quando a receita não pede a Farinha com Fermento é pq é sempre sem =D

  34. Nuria

    Oii! Estou pesquisando algumas receitas de alfajor na internet e a sua é a única que encontrei que não vai ovos… isso faz diferença no resultado final?
    Obrigada!! Suas receitas são muito bem explicadas :)

    • Gisele Souza

      Não sei Nuria, não testei outras.

  35. Vinicius

    Olá, vou testar hoje com meu filho… uma pergunta boba… 1xícara de manteiga são quantos gramas? E no chocolate pra banhar vc acrescenta alguma gordura? Óleo de coco ou vegetal?

  36. Vinicius

    Desculpa, acabei de achar “Como temperar chocolate” rs

    Valeuuu

  37. Olá, amei essa receita, de todas que eu procurei foi a que achei mais fácil.
    Fiz e ficou maravilhosa. Comecei a vender e meus clientes estão amando.
    Obrigada. ;)

    • Gisele Souza

      Fico feliz que gostou e que esteja fazendo uma grainha Nat =D

  38. O que é recheio a gosto Gisele?

    • Gisele Souza

      O que você quiser?

  39. Camila

    Bem pratica a receita. Curti, mas a massa ficou muito quebradiça na hora de abrir, talvez pela manteiga em temperatura ambiente ao invés de gelada, ou o tempo muito curto gelando… Recomendaria pelo menos 30 min… precisei ajustar com farinha de trigo e enfarinhar superfície e rolo pra abrir a massa. De resto, muito boa a receita!

    • Gisele Souza

      Camila sempre que você faz uma massa ainda mais amanteigada precisa saber que o TEMPO influencia, então se estiver muito quente precisa de mais geladeira se estiver frio menos geladeira, então tudo vai depender do seu ambiente, precisa sentir o que a massa te pede, e isso acontece com a farinha tb, pois ela pode estar mais seca ou úmida e isso muda uma massa. Agora como vc usou farinha para abrir é por isso que ficou quebradiço pq isso adiciona mais farinha e pede mais manteiga.

  40. Quantas porções rende?

  41. Muito bom…tenho feito muitos para vender e tem saído muito, prova de que a receita é ótima.

    • Gisele Souza

      Aeeee que bom Roseli feliz que estou ajudando de alguma forma.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.

Avalie esta Receita: