Como Amadurecer Abacate

Sabe quando bate aquela vontade de comer um abacate amassado com açúcar ou uma vitamina cremosa de abacate e você vai comprar e quando chega todos estão verdes? Eu encontrei uma solução para esse pequeno problema, uma forma de acelerar o processo de amadurecimento.

Nas frutas contem um gás natural chamado Etileno que é responsável pela maturação das frutas, ele é como um hormônio, e esta presente desde a casca até seu interior. Veja algumas reações que acontecem durante o processo de maturação das frutas.

  1. Oxidação de lipídios: Essa reação é produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio;
  2. Quebra das ligações de amido: A doçura das frutas maduras aparece neste momentos: durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição;
  3. Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.
A Dica:
  • Pegue um saco de papel (aqueles de pão), coloque o seu abacate e junte com o abacate uma banana. A banana libera o gás etileno bem mais que outras frutas o que acelera o processo de amadurecimento.
  • Esse processo serve para outras frutas também, como mamão, manga entre outros.