Levanta a mão que Ama Bolo de Cenoura!! \0/ Agora levanta a mão já errou e ficou com um bolo pesado??? \0/ Então não precisa mais se desesperar, afinal essa receita é praticamente a prova de erro, pois tem a quantidade exata de cenoura que vai te ajudar a nunca mais errar essa proporção e ainda pode ganhar gotas de chocolate para deixar mais delicioso! Sem contar que fizemos uma cobertura de chocolate super cremosa que é sacanagem de tão bom que é!

Obs: AH! Essa receita pode ser feita também no microondas!!! Basta levar em potencia alta por cerca de 5 ou 8 minutos.

5.0 de 1 avaliações

Bolo de Cenoura Super Fofinho

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Fácil
Rendimento: 1 forma de 23cm

Ingredientes
  • 250g Cenoura picada ou 2½ cenouras medias.
  • 2 Xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1½ Xícara (chá) de açúcar
  • 4 Ovos
  • ½ Xícara de óleo
  • ¼ xícara (chá) de Gotas de Chocolate (opcional)
  • 1 Colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 Pitada de Sal
  • 6 Colheres (sopa) de Chocolate em Pó
  • 2 Colheres (sopa) de Açúcar
  • 1 Lata de Creme de Leite (s/ soro)
Instruções
  1. No liquidificador coloque ½ xícara (chá) de óleo, 4 ovos, ½ colher (chá) de essência de baunilha, 250g de Cenoura Ralada, e bata até transformar em um “suco”,
  2. Coloque em uma tigela e junte o açúcar, 1 pitada de sal, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e misture muito bem.
  3. Adicione por ultimo 1 colher (sopa) de Fermento Químico em Pó.
  4. Acomode em uma forma de +ou- 23cm, untada e enfarinhada e se desejar coloque gotinhas de chocolate e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 / 40 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.
  5. Calda: Em uma panela coloque 1 lata de creme de leite sem o soro, chocolate em pó e açúcar cozinhe em fogo bem baixo misturando sempre até começar a ferver, ai cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo. Espere o creme de chocolate esfriar e coloque por cima do bolo, decore como desejar e esta pronto!
Observações
CENOURA: Precisa sempre ser usado na medida, se você não tiver balança pode usar 2 e ½ cenouras médias ou 2 xícaras de (chá) e cenoura ralada.
GOTAS DE CHOCOLATE: É totalmente opcional, pode usar chocolate picado também ou não usar nada, isso não interfere no resultado da receita.
FARINHA: Só fizemos o teste com farinha de trigo tradicional e sem fermento, qualquer mudança precisa fazer o teste e ver como fica, não tenho como prever o resultado.
ÓLEO: Se quiser pode trocar por manteiga derretida, óleo de coco ou qualquer gordura em estado liquido na mesma proporção. Não indico o azeite nesse caso por ter sabor bem forte, e caso use manteiga ou óleo de coco saiba que na geladeira ele vai ficar duro, então deixe em temperatura ambiente.
AÇÚCAR: O bolo fica bem docinho, mas se quiser pode retirar ½ xícara, assim fica um bolo mais suave e você pode caprichar na cobertura.
CREME DE LEITE: O ideal é usar o creme de leite de lata por ter maior teor de gordura que o de caixa e usar sem o soro, mas se quiser pode usar o fresco ou nata.
CHOCOLATE EM PÓ: Não é achocolatado, é chocolate em pó ou se quiser meio amargo use cacau.
CALDA: Essa calda não fica dura ela é cremosa, como uma ganache de chocolate em barra.
CONSERVAÇÃO: Consuma em até 4 dias em temperatura ambiente, ou em 10 dias na geladeira ou ainda congele bem embalado por até 3 meses. Para descongelar basta deixar voltar a temperatura ambiente. (pode congelar com a calda)