coisas_que_voce_deve_saber_sobre_bolos_3
Foto: http://www.askchefdennis.com

Por mais que você tenha anos de experiência na cozinha, sempre vai existir algo que você nunca tenha feito e sem duvida vai encarar como um desafio. Eu não tenho anos de experiência, mas tenho um grande desafio nas mão: Fazer um rocambole perfeito! Isso mesmo meu povo, na verdade recentemente tentei fazer um rocambole, coisa que nunca tinha feito na vida e que sei fazer na teoria, mas quando fui botar a mão na massa, foi um verdadeiro desastre, a massa quebrou, grudou no pano de prato e sabe o que é pior? Fiz a receita 4 vezes, sim meus lindos 4 vezes, e nas 4 saiu tudo errado.

Então resolvi dar uma pesquisada e descobri coisas bem legais sobre Pão de Ló, que vou compartilhar com vocês, assim aprendemos juntos, não é mesmo?

  1. O que Pão de Ló? É um bolo de massa espumosa e sua principal composição consiste em ovos, farinha de trigo, porém a receita pode ter muitas variações como adição de gorduras (manteiga, margarina, óleo) e líquidos (água, leite, suco de laranja)
  2. Fermento é opcional no Pão de Ló? Eu sempre vejo receitas com fermento e receitas sem fermento, e descobri que pode ser opcional, pois como essa massa vai clara em neves ela não precisa necessariamente do fermento para ficar fofinha, mas é sempre bom ver o que sua receita pede.
  3. Mas como que o um bolo sem fermento fica levinho? Quando você mistura com delicadeza as claras em neve na massa, quando leva o bolo para o forno o ar preso se expande e cria pequena tramas (buracos) que faz com que fique leve e aerado.
  4. Como devo bater a massa? Primeiro bata as claras em neve e junte as gemas aos poucos, e quando estiver bem aerada junte o açúcar, porém essa não é uma regra, muitas receitas pedem para bater os ovos inteiros com açúcar, mas fazendo em passos acaba conseguindo o ponto mais rapidamente.
  5. Mas como saber o que devo fazer? Siga a receita, veja todas as instruções que ela te passa e se não sentir confiança é melhor procurar uma nova receita ao tentar mudar algo nessa que você tem em mãos, pois tudo pode dar errado. (Acredite acontece com todo mundo).