Uma coisa que eu sempre falo quando vamos para ao litoral, é que Paulista só precisa de uma porção de camarão e cerveja gelada para ter um ótimo final de semana, mas na realidade não faço parte dessa turma que é apaixonada por camarão e cerveja. Acho que por ter morado muito tempo no litoral eu acabei deixando de gostar de coisas que vem do mar (costumo dizer que não como nada que nada hehehehe), mas sei que camarão é quase uma paixão nacional, por isso resolvi fazer um guia de como comprar camarão, para você só levar o melhor para casa.

Se você não é muito conhecedor de camarão, deve achar que só existe aquele rosinha certo? Mas não se engane, pois existem varias espécies de camarões e varias cores como:  castanho-esverdeado, cinzento-azulado, rosa-acastanhado a laranja, rosa ou mesmo vermelho-pálido.

Sabendo dessas variedade de cores, não se prenda em comprar o mais rosinha, procure outros sinais de frescor como:

  • O cheiro deve estar suave e com cheiro de mar.
  • A casca deve ser brilhante e estar grudada no camarão. (Se estiver soltando significa que não é fresco).
Se você não tem camarões frescos disponíveis, pode comprar os congelados, mas seguindo essas dicas:
  • Se você quer um camarão mais saboroso, compre ele com casca, pois quando ele é congelado sem a casca perde boa parte do sabor.
  • Sempre apalpe a embalagem para ver se estão firmes.
Dica: Quando comprar camarão com casca tenha em mente que ao comprar 2kg , depois de fazer a limpeza você terá apenas 1kg de camarão.
Congelamento: Camarões podem ser congelador crus ou cozidos por até 3 meses.
Caldo de Camarão: Para fazer risotos use camarão com casca, ou peça para o vendedor separar em outro saquinho, pois com essa casca você vai fazer o caldo de camarão para risotos, sopas e caldos.
5.0 de 1 avaliações

Caldo de Camarão para Risoto

Autor: 
Tipo da Receita: Caldo
Nivel: Fácil
Rendimento: 1 Litro

Ingredientes
  • 2 Cebolas Pequenas
  • 1 Cenoura Grande
  • 1 Talo de Salsão
  • Cascas e Cabeça de Camarão
Instruções
  1. Corte os legumes grosseiramente e refogue rapidamente em azeite, junte 1 litro de água e quando começar a ferver adicione as cascas e cabeças do camarão.
  2. Deixe ferver o máximo de tempo que puder, e conforme a água for secando, adicione mais.
  3. Poucos minutos antes de preparar o risoto, adicione ao caldo um sache com ervas (alho, folha de louro, pimenta do reino em sementes).
  4. Coe seu caldo e use para o preparo do risoto.