como comprar conservar abacaxi 600x193 Como comprar e conservar Abacaxi!

Acho que vocês já cansaram de ver receitas com Abacaxi por aqui, né? Isso porque eu sou apaixonada por essa fruta, doce e acida ao mesmo tempo que é a sobremesa perfeita quando bem gelado, o acompanhamento delicioso para carnes e frangos e ainda pode ser reaproveitado da polpa até a casca. Mas como saber qual comprar, como conservar e como utilizar sem desperdício?

  • Como escolher:Você pode usar a tática de puxar a folhinha do meio da coroa para saber se o Abacaxi esta maduro, mas isso indica que ele esta começando a passar do ponto e ficando super maduro, então se quer ele assim ótimo essa é a técnica que vai te ajudar. Agora se quer um abacaxi maduro no ponto certo é importante observar a casca: Quanto mais aberto tiver a malha (casca) do abacaxi, quanto mais lisa, mais maduro e doce ele está, se esta malha estiver fechada ele está menos doce.

Importante: Mas além disso tudo, você deve observar se a coroa firme com um verde intenso e se não possuem batidas ou marcas de podridão me sua casca.

  • Como conservar: Se o abacaxi estiver inteiro guarde ele em temperatura ambiente, depois de cortado e descascado é importante guardar em um pote com tampa e deixar dentro da geladeira, o tempo de duração vai depender do ponto que maturação do seu abacaxi, então o certo é ficar de olho e não demorar muito para comer.
  • Aproveitando até a casca: Antes de cortar e descascar o abacaxi, lave bem a casca com uma escovinha e só então descasque. Coloque a casca em uma panela com água (até cobrir) e deixe cozinhar em fogo médio por uns 30 minutos, coe, adoce como quiser e deixe gelar. Agora se quiser um suco ainda mais saboroso tente adicionar folhas de hortelã, suco de limão e bastante gelo.

 

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Lili

    legal! obrigada pelas dicas…

  2. oi gostei do que voce fez com o abacaxi e a casca tenho 7 anos meu nome e joão Victor

  3. regina célia

    Olá!
    Gostei muito dessa página. Queria deixar minha dica também para ter abacaxi em casa por mais tempo, ou para quando quiser aproveitar aquela promoçãozinha.
    Lavar o abacaxi com escovinha e deixar de molho em água sanitária ou desinfetante para este fim, por 10 minutos. Depois enxague e seque o abacaxi; de preferencia deixe secar naturalmente. Corte em rodelas de mais ou menos dois dedos, ou o tamanho que preferir, e coloque em sacos para congelar separadamente. Se preferir pode congelar primeiramente em uma bandeja e depois acondicionar as rodelas em um saco apenas. Eu prefiro separados, para não ficar manipulando a fruta desnecessariamente. Ai é só utilizar como quiser. Importante: não estou dizendo que é o certo. É só uma técnica que eu utilizo para não perder a fruta em caso de demorar a consumir. Grande beijo a todos

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.