Espigas de milho são uma delicia em qualquer época do ano, ainda mais se estiverem quentinhas e com manteiga derretida. Nos Estados Unidos o costume é comer milho em churrascos, já aqui o costume é comer milho na praia. Mas além de ser uma comidinha praiana também é típica em festas juninas e pode ser uma boa comprar em quantidades e congelar para usar sempre que sentir vontade, vou mostrar duas formas de fazer o congelamento correto das espigas de milho.

Higienização: Retire as folhas, os cabelos, e com uma escova esfregue e lave bem.

Branqueamento Tradicional: Em uma panela com água fervente deixe o milho cozinhar de 3 a 4 minutos, retire as espigas e coloque em água gelada imediatamente.

Branqueamento à vapor: Vai conservar mais nutrientes e leva 6 minutos para o pré cozimento, retire as espigas do vapor e coloque em água gelada imediatamente.

No microondas: Coloque o milho em uma vasilha com água e leve para o microondas por 4 ou 5 minutos, retire as espigas e coloque em água gelada imediatamente.

Como congelar: Seque bem todas as espigas e coloque em um saco hermeticamente fechado, o ideal é congelar em pequenas porções, assim pode descongelar apenas o que for consumir.

Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha.

Como descongelar e preparar: Descongele em água fervente por 3 á 4 minutos ou diretamente no cozimento de pratos, adicione sal apenas no final.

Dicas:  

  1. O milho verde não deve ser cozido demais, pois quando mais cozido mais duro ele deve ficar.
  2. Fuja do tradicional milho com manteiga e abuse da criatividade ele combina com: canela, açúcar, manjericão, noz-moscada, cebola, cebolinha, orégano, alho, pimenta e tomilho.