Sei que todo mundo já cansou desse blá blá blá, mas é algo realmente que temos que falar, até conseguir conscientizar o maior numero de pessoas que pudermos, sobre reciclagem, coleta seletiva. E o descarte incorreto de óleo é um dos principais poluentes dos rios, por isso temos que saber como fazer o descarte correto, pois sei que é muito mais cômodo jogar no ralo da pia, até porque ele parece um buraco negro e faz parecer que nossos problemas estão resolvidos e o peso na consciência também,  mas fazendo isso estamos prejudicando o encanamento e indiretamente poluindo rios, afluentes e córregos.


Diminua o uso de óleo: Frituras fazem muito mal a saúde, então vamos diminuir seu uso, e muitas coisas que usamos óleo podem ser feitas no forno, assim você ajuda a salvar o planeta e seu colesterol.
Filtre o óleo: Sempre que usar óleo para frituras, devemos filtrar ele assim que esfriar, ainda mais se essas frituras forem de empanados, que deixam restos de farinha e fazem com que o óleo estrague muito mais rápido.
Conservação: Para conservar de forma correta o ideal é manter ele tampado e de preferência na geladeira, assim ele vai ser conservado por muito mais tempo.
Descarte Correto: Junte o máximo de óleo que conseguir e coloque em um recipiente com tampa, pode ser uma garrafa pet, e leve para o ponto de coleta mais próximo. Caso não tenha um ponto de coleta mesmo não sendo a forma mais correta, pode colocar a garrafa pet junto com o lixo.
Transforme óleo em sabão: O óleo velho pode ser transformado em um maravilhoso sabão em pedra, e também em detergente, biodiesel e fertilizantes. Você pode encaminhar para pontos de reciclagem que fazem esse trabalho ou até fazer seu próprio sabão em casa, veja o vídeo abaixo para aprender.

http://youtu.be/WWAdOWQHaj