sofs003292 Como escolher um bom azeite?

Existem milhares de marcas e opções nas prateleiras dos mercados, e na hora de comprar um bom azeite fica aquela confusão. A maioria acaba escolhendo pelo valor e muitas vezes acaba saindo em desvantagem com essa atitude.

O Azeite de Oliva é um aliado importante para nossa saúde, pois ele possui o que os nutricionistas chamam de gordura do bem, além de dar um gostinho especial nos pratos, ele reduz o risco de doenças no coração, controla o nível do colesterol e a pressão arterial.  Tudo isso graças aos agentes antioxidantes e também ajuda a combater o câncer e a arterioscleroses.

Eu particularmente prefiro comprar azeites em embalagens de vidro ou plástico (o ideal são os de embalagem escura), pois a lata oxida com o tempo e ferrugem não é bom pra saúde. Mas independente disso, vou dar algumas dicas que encontrei para na próxima compra, você escolher o azeite perfeito para você e seu bolso!

Tipos de Azeites:

  • Virgem: Não passou por nenhum tipo de refinamento químico, por isso preserva seus nutrientes naturais e é o mais indicado. Combina perfeitamente com saladas.
  • Refinados: Obtido do azeite virgem, ele possui menor acidez e o processo de refinamento faz com que ele perca gosto, textura, cor e aroma, além das vitaminas e nutrientes.
  • Composto: É uma mistura do azeite refinado com outros óleos como o de soja, esse é aquele de menor preço e muitas vezes nem nos damos conta que não estamos levando azeite para casa, ele não possui o gosto nem características do azeite virgem fazendo sua qualidade cair muito.

Uso do Azeite: Eu uso em tudo que faço, refogar arroz, temperar saladas, fazer massas e em tudo que costumava usar o óleo de soja agora troco por azeite. Ele agüenta bem o calor, então não fica tão saturado quanto o óleo convencional.

ky246057 300x200 Como escolher um bom azeite?

Escolhendo o Azeite:

  1. Leia a embalagem veja a origem do azeite se ele for produzido na Ilha da Sicília na Itália seu sabor é mais suave e delicado, por muitas vezes adocicado, quando comparado com os Espanhóis que possuem um gosto mais picante e amargo.
  2. Esqueça aquela historia de que Azeite envelhecido é melhor, muito pelo contrario quanto mais antigo ele for mais ele perde suas propriedades e características.
  3. As cores do azeite podem variar de amarelo ao esverdeado, o que não interfere na sua qualidade, porém cuidado com o incolor, esses já estão velhos demais.

meds001707 Como escolher um bom azeite?Como Usar: Em pratos com carnes brancas e legumes pedem um azeite mais suave. Já em carnes vermelhas e bacalhau pede um azeite mais forte e marcante.

Crie novos sabores: O legal do azeite é que você pode criar seu próprio sabor, compre um azeite virgem e adicione alho, alecrim, manjericão, faça ao seu modo e veja que delicia e tantos novos sabores você pode criar.

Agora não tem mais como errar! Mas se ficar na dúvida, a dica é comprar a menor embalagem que achar do azeite para experimentar, só assim você vai saber o que mais lhe agrada. Boas Compras =D

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Gabriela

    Oi, tudo bem? Vi que você falou que prefere os azeites em embalagens de vidro e plástico, mas estou fazendo o curso de Nutrição e minha professora de Bromatologia disse que o melhor é comprar o de lata porque ele protege mais o azeite da luz, porque só o fato do azeite ficar exposto à luz pode alterar algumas características dele. Enfim, apenas uma dica : ) Adoro seu blog! Beijos :*

    • Gisele Souza

      Po valeu a dica, sabe o que eu faço coloco papel toalha em volta e deixo ele dentro do armário, assim protege ele um pouco.

  2. Maria do rosaria farias feitosa

    po valeu adorei adica

  3. Milton

    este artigo ta incompleto, assim como o artigo de escolher frutas…sou vendedor de frutas, e entendo alguma coisa de azeite já que já vendi dos melhores azeites caseiros de portugal.
    O artigo fala quase nada da acidez do azeite…portanto é bom esclarecer que se for azeite engarrafado de supermercado, para saber se ele é um bom azeite, como refere o titulo do artigo, ele deve ter uma acidez minima… existe azeite com acidez 0.2% 0.4% 0.5% 0.7% e ate tem de 1%. quanto mais percentagem, maior acidez, é mais barato, mais grosso e logo menos bom… logo a acidez que se aproxima mais do 0,2% será melhor, mais fino, um paladar mais suave e delicado… se for caseiro, só colocando o dedo e chupando…cada azeite tem o seu sabor, e provando eu consigo saber se é fino, grosso, se tem oleo misturado, se a azeitona foi bem selecionada ou nao…

    • Gisele Souza

      Oi Milton eu não quis entrar nesses detalhes, apenas orientar sobre a variedade e desvendar alguns mitos.

  4. muito obrigado pela dica do azeite

  5. Tulio Sérgio Navarro Lins

    Olá, boa noite, obrigado pelas dicas pois tenho tentado mudar do óleo para o azeite e nas duas ultimas compras comprei gallo, pode me dar alguma dica desta marca. Obrigado.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.