Quem não ama um bolo de chocolate né? Mas nem sempre queremos ligar o forno enorme para fazer um bolinho para o café da tarde né! Então hoje quero não só mostrar essa receita incrível de Bolo de Chocolate que leva apenas 1 Ovo e não tem Lactose! Esse bolo é uma receita do meu sogro e é conhecido como Bolo Peteleco! E hoje vamos fazer Bolo de Caneca no Microondas, Bolo na Panela, e Bolo na Airfryer! O mais diferente é o Bolo na Panela, ele cozinha no vapor gerado dentro da panela e por isso esse bolo fica muito mais molhadinho e por isso sua massa é mais densa porém continua fofinho e super leve!

5.0 de 1 avaliações

Como fazer Bolo de Chocolate Sem Forno

Autor: 
Tipo da Receita: Doce
Nivel: Fácil
Rendimento: 1 Bolo de 20cm

Ingredientes
  • 250ml de Água
  • 1 Ovo
  • 50ml de Óleo
  • ½ xícara (chá) de Açúcar
  • ½ xícara (chá) de Chocolate em Pó
  • 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo Tradicional
  • 1 Colher (sopa) de Fermento Químico
Instruções
  1. MASSA: Em uma tigela coloque 250ml de água, 1 ovo, 50ml de óleo, misture rapidamente, junte ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento químico em pó e misture muito bem!
  2. CANECA: Essa receita rende 4 Canecas de 350ml! Então em uma caneca que possa ir ao micro-ondas coloque massa apenas até a metade da capacidade! Leve ao micro-ondas em potencia alta por cerca de 1:30 (mas isso pode variar de acordo com cada equipamento).
  3. AIRFRYER: Coloque a massa em uma assadeira de no máximo 20cm e acomode dentro da cestinha da airfryer! e Asse a 180°C por 15 minutos ou até o palito sair limpo!
  4. PANELA: coloque a massa em uma assadeira de no máximo 20cm, e Pré-aqueça uma panela alta com tampa por 5 minutos em fogo baixo, acomode no fundo da panela uma forma menor ou qualquer coisa de metal para o bolo não ter contato direto com o fundo da panela. Coloque a forma em cima desse apoio, feche a panela e deixe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo!
Observações
A ENERGIA TÁ CARA: Sim gente tá sim! Mas deixa eu te contar quando fazemos um bolo no forno (só o bolo), temos que ligar ele por no mínimo 15 minutos para pré-aquecer ou seja vai gastar muito mais gás do que fazer na Airfryer! Afinal em 15 minutos ele tá pronto!
PANELA: Essa é uma ótima opção para quem não tem forno, airfryer e nem micro-ondas! Ele assa com o vapor gerado dentro da panela Então, NÃO ele não tá encruado só fica um bolo mais úmido e é por esse motivo que o miolo dele é diferente do dos outros, porém continua fofinho e leve!! Se você for fazer sempre assim recomendo ter uma panela só para isso para não estragar o revestimento com o metal!
MICROONDAS: Você pode fazer na caneca, mas claro que pode fazer em uma forma para micro-ondas! Vai colocando o tempo aos poucos para não deixar seu bolo duro!
CONSERVAÇÃO: Consumir em 4 dias em temperatura ambiente, geladeira consumir em 10 dias ou congelar por até 3 meses!