Eu tenho tentado ensinar algumas receitas caseiras de produtos industrializados por aqui, não como uma forma de você nunca mais comprar algo, mas uma forma de te mostrar que sim, é possível fazer na sua casa, afinal é bacana você ter esse conhecimento e poder decidir o que comprar e o que fazer do zero! Uma das coisas que eu achei que era impossível, sem dúvida era o leite em pó, afinal desidratar leite só com maquinários pesados da indústria. Mas a verdade é que para tudo damos um jeitinho não é mesmo? Depois de muito pesquisar (acreditem até vídeos russos e em chinês eu assisti) consegui chegar a uma receita de Leite em Pó Caseiro que me deixou feliz e acho que você vai gostar também! Então de preparem aperta o play e vem comigo aprender como fazer Leite Ninho Caseiro com só 1 ingrediente: O LEITE!

Como Fazer Leite em Pó Caseiro

Autor: 
Tipo da Receita: Bebida
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 150g de Leite em Pó

Ingredientes
  • 1 Litro de Leite Integral
  • 1 Panela Grande Antiaderente
  • Processador de Alimentos
  • Forma Reta
Instruções
  1. Coloque o leite na panela e ligue o fogo bem baixo, com uma colher cozinhe misturando sempre para evaporar o excesso de água, é importante misturar sempre para não grudar e queimar, então cozinhe misturando sempre por cerca de 40 minutos ou até conseguir uma massa cremosa sem parte liquida fluida.
  2. Retire do fogo e deixe esfriar completamente, passe por uma forma reta e leve ao forno preaquecido a 180°C ou o mínimo que você tiver e deixe-o entreaberto com uma colher de pau para que saia o excesso de vapor. Asse por cerca de 40 minutos e misture de tempos em tempos para separar em pedaços menores e secar por completo.
  3. Você vai saber que chegou no ponto quando ele tiver textura firme e quando soltar na forma e fizer barulhinho de pedrinhas. Deixe esfriar completamente e coloque em um processador de alimentos e bata até ficar bem bem bem fininho o máximo que você conseguir.
  4. Passe por uma peneira bem fina e se precisar repita o processo novamente! Guarde em um pote bem fechado e tá pronto!
  5. Para usar basta colocar 2 colheres (sopa) de leite em pó caseiro em um copo e adicionar 180ml de água quente e misturar muito bem!
Observações
LEITE: Eu fiz com leite integral que tem mais gordura assim o rendimento vai ser maior, se você fizer com semi ou desnatado o rendimento vai ser menor, já com leites vegetais eu não fiz nenhum teste então não sei como funciona, se você fizer me conta ai se deu certo!
CONSERVAÇÃO: Manter em um pote limpo, seco e com tampa no armário ou geladeira e consumir em 20 dias. Eu não sei se é seguro consumir depois desse tempo, pois não consegui testar por mais tempo, mas se durar mais me conta por ai! O tempo que te dou aqui é sempre o que eu consegui testar, não quer dizer que não dure mais ok!
AÇÚCAR: Você decide o quanto você quer adoçar, mas eu colocaria para as 150g de leite em pó, 50g de açúcar para ficar suave.
RENDIMENTO: 1 Litros de Leite rende 150g ou seja é = +ou- 7 copos e meio de 180ml cada ou seja: 1 Litros 350ml de Leite!
VALE APENA: Olha eu vou ser sincera eu demorei bastante para fazer então acho que o ideal é fazer em grandes quantidades e não só 1 litro. Acho que para pessoas que tem muito leite em casa que ganha do governo ou tem fazendo / chácara pode ser uma boa sim.