como_fazer_panko

Outro dia fiz uma post (veja aqui) ensinando e explicando um pouco sobre o Panko para vocês, porém recebi muitos emails pedindo para ensinar em vídeo, afinal a textura dele é bem diferente do farelo de pão que encontramos em padarias ou fazemos em casa. Agora se você a perdido e não sabe do que estou falando, o Panko é uma farinha para empanados feita de pão, assim como nossa farinha de rosca caseira (Farinha de Pão ou Farelo de Pão), porém o Panko tem textura mais flocada e crocante, fazendo com que os empanados fiquem mais bonitos e crocantes.  Mas como é difícil encontrar essa maravilha para comprar, vou ensinar vocês a fazerem em casa usando pão de forma comum.

5.0 de 3 avaliações

Como fazer Panko

Ingredientes
  • Pão de Forma Branco ou Integral sem grãos
  • Liquidificador
  • Forma
  • Saco Zip
Instruções
  1. Tire as cascas do pão de forma e reserve.
  2. Pique cerca de 3 a 4 fatias e coloque no liquidificador, triture usando a tecla pulsar até que fique floquinhos.
  3. Coloque em uma assadeira de forma que os flocos não fiquem muito sobrepostos e leve para o forno em temperatura baixa por cerca 30 minutos, ou até que ele fique seco e crocante. (Mas atenção ele não deve ficar torrado ou dourado, apenas remover a umidade).
  4. Retire do forno, deixe esfriar e se necessario quebre os pedaços grandes com os dedos.
  5. Guarde em saquinhos plásticos e conserve no freezer por até 3 meses.
Observações
1) – Como o pão “não congela” ele vai se manter conservado e pode ser usado e recolocado no freezer sempre que precisar. Então se não usou o saco todo é só devolver ele para o freezer. 2) – De você tiver pão francês duro em casa, remova a casca e rale o miolo em um ralo grosso, e nem vai precisar levar para o forno. 3) – Use essa farinha para empanados fritos ou assados, mas sem duvida ele fica mais gostoso frito em óleo.

 Obs: Veja o outro post sobre Panko com o passo-a-passo por fotos clicando aqui.