Como Organizar Armário de Cozinha

A cozinha é o lugar onde eu mais passo tempo e sem duvida se não tomar alguns cuidados básicos de organização acaba tudo ficando uma zona e isso atrapalha muito na hora de preparar uma receita, e como vocês já sabem aqui em casa tudo tem espaço limitado então organização é essencial e hoje vou dar algumas dicas que me ajudam a deixar tudo organizado e espero que isso ajude vocês também.

  • Sobras de ingredientes é algo que sempre acaba deixando o armário uma bagunça, mas aqui em casa encontrei uma boa solução para fechar os saquinhos e armazenar. Para fechar os saquinhos enrole bem as sobras da embalagem e grampeie com um grampeador desses que usamos para papeis, e mantenha todos saquinhos dentro de uma caixa organizadora para que tudo fique em um único lugar e não suje o armário inteiro caso algum tenha vazamento.

Obs: Aqui em casa eu tenho uma caixinha guardar os saquinhos com restinhos de temperos e especiarias que não sabem nos potes, e outra caixa maior onde guardo resto de açúcar, feijão, macarrão e etc.

  • Para os potes plásticos eu costumo também guardar em uma caixa organizadora, mas isso porque no meu armário não tem espaço então a solução mais pratica foi eliminar o excesso de potes e guardar todos encaixados uns nos outros e as tampas guardo na mesma caixa embaixo de cada pilha de pote para saber me orientar na hora de procurar para usar.

Obs: Agora se você tem armário pode acessar o link http://receitasdeminuto.com/como-organizar-seus-potes, para ver dicas de organização especificas para essa situação.

  • Para organizar produtos que estão prestes a vencer uso uma caixa ou bandeja e deixo lá com uma plaquinha de “ME COMA LOGO”, assim não esqueço deles dentro do armário.
  • Se você não tem tanto espaço o ideal é manter no armário apenas coisas que realmente tem costume de usar, aqui deixo apenas 4 pratos (2 fundos, 2 rasos), 4 copos, 2 xícaras, 2 canecas e por ai vai, mas claro que isso é porque aqui somos apenas em dois, então cada casa precisa ver o numero de moradores e manter próximo apenas a quantidade necessária de louça. Outra coisa importante é deixar essa louça do dia a dia sempre em locais de fácil acesso, assim facilita na hora de usar e guardar.
  • Temperos e condimentos eu costumo deixar em uma bandeja próximo do fogão, assim como o pote de sal, azeite e etc, tudo para não ficar aquele abre e fecha de armários e poupar tempo na hora de preparar uma refeição.

Espero que essas dicas te ajudem a organizar um pouco seu armário, sei que não são dicas tão diferentes mas acho importante passar o que eu faço e quem sabe assim isso te da alguma ideia para uma melhor organização.