Socorro gente!!! Eu ando apaixonada por cominho, é um tempero tão cheio de personalidade, tão cheio de sabor que não tem como não amar, eu realmente estou encantada com o poder desse tempero de transformar qualquer coisa em algo maravilhoso. E hoje quero mostrar para vocês um pouco de como usar e suas propriedades e assim quem sabe vocês também não entram nessa onda de sabor?

O Cominho não novidade, ele tem origem na culinária egípcia e também é muito presente em lugares como índia, méxico e oriente médio. E ele me conquistou na culinária mexicana que para mim é um dos sabores mais marcantes nessa culinária.

E o sabor? É potente e deve ser usado sempre com cautela, ele tem um leve apimentado e também um sabor próximo do anis.

Como Usar? Seja em Pó ou em sementes ele deve ser guardado em potes bem fechados, longe da umidade e do sol, para que seu sabor seja preservado, o cominho em pó dura no máximo 6 mês, já o em sementes pode ser guardado por até 1 ano.

  • Para usar em pó é só adicionar junto ao preparo como se fosse uma pimenta do reino, mas como dito deve ser usado com moderação, principalmente se vai ser algo de longo cozimento ou os sabores serão acentuados.
  • Já em grão deve ser moído em um pilão para soltar seus sabores, ou também pode ser usado com o grão inteiro para cozimentos longos, assim seus sabores liberados aos poucos.

Combina com o quê? Esse tempero combina com praticamente tudo, principalmente pratos a base de queijos, ovos e proteínas. Mas também fica delicioso no feijão.

  • Harmoniza muito bem  com outros temperos como Pimenta-da-jamaica, louro, pimentas, canela, cravo-da-índia, coentro, erva-doce, alho, gengibre, cebola, noz-moscada, mostarda, orégano, páprica, pimenta-do-reino e açafrão-da-terra.

Para Saúde: Cominho é rico em Vitaminas A, B6, C e E, possui cálcio, ferro e fósforo ele trás muitos benefícios um deles é que é bom para memória já que possui antioxidantes, também ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a cólica.