Vamos começar  dizendo que é normal ter medo de panelas de pressão, eu mesma já vi uma panela explodir com a minha mãe quando eu era criança e demorei para criar coragem, lembro que durante muito tempo toda vez que queria feijão eu trazia da casa da minha mãe quando ia visitar ela no litoral ou comprar aqueles de caixinha. Mas hoje posso dizer com orgulho que venci o medo da panela!

E vamos combinar que ter medo não é errado, na verdade quando se tem medo acabamos tendo muito mais cautela seja na hora de comprar uma panela cheia de travas de segurança ou na hora de usar! Então tá tudo bem ter medo, mas você não pode deixar esse medo dominar, por isso vou te ajudar com algumas dicas de segurança para usar as temidas panelas de pressão!

Compra: Compre sempre em um local confiável, evite comprar em feiras, ambulantes ou lugares que você não tenha 100% de confiança. É sempre importante ver se a panela tem a certificação do INMETRO, pois isso garante que aquela panela foi testada e aprovada cientificamente.

Capacidade: Antes de começar a usar, pare leia o manual! SIM! Panelas vem com manual!!! Só assim você vai conhecer cada centímetro da sua panela e o mais importante saber a capacidade dela, e isso é importante pq você não pode encher a panela até sua capacidade máxima, uma panela de 5 litros por exemplo deve ser usado apenas 3, isso porque você precisa deixar um espaço para o ar circular dentro da panela e tudo isso você encontra no manual!

Lavagem: Quando for lavar a sua panela é importante ter certeza de remover toda sujeira principalmente da válvula e se lembrar de higienizar a borra, assim você também aproveita para ver se ela não esta resseca ou rachada por exemplo, se notar algo diferente não pense duas vezes troque a borrar!

Mas se ainda assim você esta morrendo de medo aqui vai um check list que você deve fazer sempre que usar a sua panela:

  1. Confira se a pressão esta saindo pela válvula, se não estiver fazendo saindo a pressão desligue o fogo e deixe a panela esfriar sozinha.
  2. Assim que a panela começar a soltar o vapor e fizer o famoso xiiii… abaixe o fogo, pois com ele alto você só gasta mais gás, o fogo algo não vai acelerar o cozimento, pois depois que pegou pressão a temperatura la dentro se mantem então fogo baixo sempre!
  3. Se sua panela começar a soltar vapor pelas laterais, desligue o fogo, isso significa que a borracha não esta fazendo seu trabalho direito.
  4. Nunca deixe a panela sozinha no fogo e nunca deixe crianças próximas da panela.
  5. NUNCA! NERVE! JAMAIS! Abra a panela enquanto ela estiver com pressão, mas assim NUNQUINHA MESMO!!!!!!

E se você ainda estiver com medo! Calma já inventaram as panelas de pressão elétricas que são super seguras e é a que mais uso em casa, então se você quer usar uma panela de pressão e tem medo, invista em comprar uma elétrica que vai te ajudar muito!

Veja aqui como Limpar a Panela de Pressão: http://receitasdeminuto.com/como-limpar-panela-de-pressao-eletrica/