como congelar queijo 600x193 Como Congelar Queijo!

Muitas pessoas tem medo de congelar queijos, porém vejo minha mãe fazer isso desde sempre e por isso também congelo queijos aqui em casa, mas é sempre importante tomar alguns cuidados e saber quais os tipos que você não deve congelar, para não acabar de estressando quando for usar.

Queijos fresco como o minas frescal e ricota não podem ser congelados, pois sua textura e sabor pode ficar comprometida.

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere  podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente.

Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Congelar em Fatias: Para que as fatias não grudem é importante colocar uma folha de papel manteiga entre cada camada.

Congelar já Ralado: Rale os queijos e separe em porções, queijos mais macios devem ser ralados quando estiverem quase congelados, para que ele não grude no ralador.

Como congelar: Depois de escolher como deseja congelar seu queijo, guarde em um saquinho plástico hermeticamente fechado certificando sempre de retirar todo o ar, etiquete com a data de congelamento e o tipo de queijo.

Para descongelar: Os queijos mais macios devem ser descongelados na parte inferior da geladeira e depois deixado um tempo em temperatura ambiente, já os queijos mais firmes podem ser descongelados em temperatura ambiente.

Tempo de armazenamento: Queijos podem ser congelados por até 3 meses.

Dica: Se tiver mais de um tipo de queijo, é importante não misturar e congelar separadamente.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Lilian

    Posso congelar em pedaço e tirar a fatia conforme for usar?

    • Gisele Souza

      Lilian você não vai conseguir cortar, por isso ou congelar cortado em pequenas porções ou descongela tudo, mas ai não pode recongelar.

  2. laudevir rodrigues de almeida

    queijo colono posso congelar eu fasso quijo caseiro

    • Gisele Souza

      Laudevir eu não conheço esse queijo então não sei em qual categoria ele se encaixa de uma lida no post e veja as recomendações, o que você pode fazer é congelar um pedaço e descongelar para ver o que acontece com o queijo.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.