como_congelar_queijo

Muitas pessoas tem medo de congelar queijos, porém vejo minha mãe fazer isso desde sempre e por isso também congelo queijos aqui em casa, mas é sempre importante tomar alguns cuidados e saber quais os tipos que você não deve congelar, para não acabar de estressando quando for usar.

Queijos fresco como o minas frescal e ricota não podem ser congelados, pois sua textura e sabor pode ficar comprometida.

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere  podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente.

Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Congelar em Fatias: Para que as fatias não grudem é importante colocar uma folha de papel manteiga entre cada camada.

Congelar já Ralado: Rale os queijos e separe em porções, queijos mais macios devem ser ralados quando estiverem quase congelados, para que ele não grude no ralador.

Como congelar: Depois de escolher como deseja congelar seu queijo, guarde em um saquinho plástico hermeticamente fechado certificando sempre de retirar todo o ar, etiquete com a data de congelamento e o tipo de queijo.

Para descongelar: Os queijos mais macios devem ser descongelados na parte inferior da geladeira e depois deixado um tempo em temperatura ambiente, já os queijos mais firmes podem ser descongelados em temperatura ambiente.

Tempo de armazenamento: Queijos podem ser congelados por até 3 meses.

Dica: Se tiver mais de um tipo de queijo, é importante não misturar e congelar separadamente.