Cuidado, não confunda o Anis Estrelado! Ele é muito conhecido por seu uso culinário, medicinal e ter um aroma muito agradável, mas você deve ficar atento. Não confunda o Anis-estrelado com o anis-japonês que são muito parecidos, porém extremamente venenosas. O anis não é muito usado no Brasil, porém é uma especiaria importante na cozinha da China e Vietnã, também é usada em algunas receitas indianas e asiáticas. Ele é um dos ingredientes que compõe a mistura de 5 especiarias chinesas. Que começar a dar um pouco mais de sabor as suas receitas com o Anis??

Onde usar: Pode ser usado como condimento em curry, chás e picles, sopas, caldos e marinadas. Com carnes combina com frango, carne de vaca, caldos para peixes e frutos do mar, também é usado em doces, geleias e frutas em calda. Seu óleo é usado para aromatizar licores,chás, refrigerantes e produtos de panificação.

Benefícios: Tem propriedades antibacteriana, diurética, trata dores abdominais, e é usado na medicina chinesa a milhares de anos para combater distúrbios digestivos e a cólica em bebês.

Como Encontrar: Geralmente em feiras, lojas de produtos naturais na forma seca e moida, porém ele é comumente usado inteiro em pratos com muito caldo e de cozimento lento, mas deve ser retirado ao final da preparação.

Cuidado: O anis tem um sabor forte e quando moído é mais forte ainda, pequenas doses bastam para temperar sua receita. Já as sementes não tem muito sabor e podem amargar a receita por isso na maioria das vezes são retiradas.

Como armazenar: Os frutos inteiros devem ser armazenados em um recipiente fechado, em local seco e longe da luz. Moída, a especiaria é mais fácil de guardar e tem maior durabilidade, porém perde o sabor mais rapidamente.

Curiosidade: No ocidente o Anis encontrou seu lugar substituindo a erva-doce em algumas bebidas famosas como o Pernod, Anisette e Pastis e é usado em algumas sobremesas e balas.