Tenho que admitir que existem coisas que foram feitas para serem fritas, mas com o tempo eu acabei deixando de lado a fritura aqui em casa por ser uma bomba a saúde. O que tenho tentado fazer,  é transforar o que era frito em assado. Sei que nem tudo fica com a mesma “crocancia”, já que o óleo quente tem esse poder de deixar tudo super crocante por fora e macio por dentro. E se você não quer abrir mão das frituras que tal deixar ela um pouco meno nocivas?

  • Invista em Óleos de Qualidade: Comece trocando o seu óleo comum por óleos com gorduras monoinsaturadas como Azeite, Óleo de Canola e Amendoim, pois eles são mais indicados para frituras por sua alta resistência.
  • Temperaturas: 
  1. Sempre espere o óleo atingir a temperatura (160º- 180º C) correta antes de colocar o alimento, se você não tiver um termômetro observe o óleo, quando ele começar a aparecer bolinhas e uma certa ondulação já esta na temperatura correta.
  2. Colocar o alimento apenas quando o óleo estiver quente é se suma importância, já que ao colocar no óleo frio seu alimento sera cozido em óleo e não frito, e acaba absorvendo muito mais gordura que o normal.
  3. Nunca deixe seu óleo chegar em ponto de fumaça, ou seja queimar, tenha atenção porque quando isso acontecer não é recomendado usar esse óleo.
  • Quantidade de Alimentos: Sempre adicione pequenas quantidades de alimento para serem fritos, se colocar mais que o necessário a temperatura do óleo cai e deixa o alimento exarcado pelo óleo.
  • Cuidados: 
  1.  Sempre que for fazer uma fritura, seque bem os alimentos para que não tenha perigo de espirrar o óleo quente.
  2. Sempre que tirar o alimento frito, deixe ele escorrer bem na escumadeira e depois em papel toalha.
  3. Nunca jogue óleo frio em cima do quente isso pode causar acidentes.
  4. Reutilizar o óleo não é recomendável, mas se o for fazer, reutilize por no máximo 3 vezes e  guarde de maneira correta. ( espere esfriar, filtre e transfira para um pote limpo e guarde longe a luz para maior conservação).

Dica de Amiga: Antes de fazer um alimento frito, pense se não existe outra forma de faze-lo, pois por mais que fritura seja gostosa e super crocante ela não vai fazer bem nenhum a sua saúde.