Vocês acompanharam meu desespero de ficar sem micro-ondas por alguns dias, e também já aprenderam algumas coisas sobre micro-ondas aqui no blog: como fazer a limpeza, os mitos e verdades e até novas utilidades para o seu microondas. Mas para muitos essa caixa magica de fazer comida ainda é um mistério, e para ajudar os principiantes e os veteranos na arte de cozinhar com micro-ondas vou fazer alguns post dando dicas para tirar melhor proveito do micro-ondas.

Potencias: As potencias do micro-ondas são correspondentes as chamas do fogão alta, média e baixa, e elas tem diferentes funcionalidades que sempre devem ser usadas.

  1. Alta / Máxima: Usada normalmente para aquecer bebidas, cozinhar carnes macias, peixes, bacon, arroz, frutas e verduras.
  2. Média: Usada normalmente para assar carnes firmes, pudins, cremes, bolos e derreter chocolate.
  3. Baixa / mínima: Usada normalmente para reaquecer pratos já prontos.

Utensílios: Já sabemos que nem tudo pode ir ao micro-ondas, como alumínio, caixas de leite ou potes plásticos impróprios. Por isso ao comprar um recipiente veja se ele pode ser usado no micro-ondas, se não tiver essa indicação não use.

Cozimento perfeito:

  1. O micro-ondas é um pouco diferente do fogão ou do forno, nele é preciso interromper de vez em quando o preparar para misturar, pois só assim você terá um cozimento perfeito.
  2. Sempre que possível pique em pequenos pedaços para facilitar o preparo, já que o micro-ondas cozinha o alimento de dentro para fora, e claro sempre obedecer a potencia correta para o que esta sendo preparado.
  3. Importante: Tenha em mente que cada micro-ondas é único  por mais que seja o mesmo modelo e fabricante pode ter uma variação de potencia e o tempo de preparo pode variar, por isso sempre coloque menos tempo que o pedido (geralmente uso a metade) e só depois se preciso adicione o tempo que resta.
  4. Alimentos com “peles” como linguiça, batata, pimentão, ovos e etc, podem ser preparados no microondas mas sempre devemos furar com um palito essa “pele”, ou o vapor pode fazer com que o alimento exploda.
  5. Quando o tempo acabar não tire de imediato o que estiver cozinhando, pois como tem calor o que estiver lá dentro ainda esta terminando de ser preparado com o calor restante, por isso deixe o prato lá dentro após o bip por alguns minutos.

Nunca faça:

  1. Frituras: Como não temos um controle da temperatura não é recomendado fazer frituras usando microondas, mas um pouco de óleo ou azeite pode ser utilizado para refogar.
  2. Ovos:Nunca faça ovos cozidos com casca ou aqueça ovos cozidos inteiros, pois como o calor não tem por onde escapar o ovo pode explodir (já aconteceu comigo). Mas é permitido fazer ovos mexidos, omeletes ou ovos poche, mas sempre lembrando de furar a gema para a saída do vapor.

Indicação: Veja receitas preparadas no micro-ondas aqui.