Pizza Caseira Sem Farinha de Trigo - Sem Glúten!
Autor: 
Tipo da Receita: Massa
Nivel: Fácil
Rendimento: 1 Pizza de 8 Pedaços de Massa Fina
Ingredientes
  • 200ml Água Morna
  • 15g Fermento Biológico Seco
  • 1 colher (sopa) de Açúcar
  • 50ml Azeite
  • 1 Ovo Batido
  • 1 xícara (chá) de Polvilho Doce
  • +ou- 2 xícaras (chá) Farinha de Arroz
  • 1 colher (chá) de Sal
  • RECHEIO: Mussarela, Pepperoni, Pimentão Amarelo, Pimentão Vermelho, Cebola Roxa, Azeitonas Pretas (esse recheio é uma sugestão, faça com o que gostar e tiver)
Instruções
  1. Em uma tigela coloque a água morna, fermento biológico seco, açúcar, azeite e o ovo batido e misture muito bem!
  2. Cubra com um pano e deixe crescer por 20 minutos em local abafado (forno, microondas e etc)
  3. Depois de fermentado misture bem e adicione o polvilho doce, ½ xícara (chá) de farinha de arroz e o sal e misture muito bem.
  4. Adicione mais 1 xícara e ½ (chá) de Farinha de Arroz aos poucos e vá misturando, quando ficar uma massa pesada de misturar com a colher, passe para a bancada enfarinhada com a farinha de arroz e sove por 20 minutos até ter uma massa bem homogenea e não grudar nas suas mãos.
  5. Coloque um pouco de azeite na tigela para untar, junte a massa já sovada e cubra com um plástico filme e deixe a massa descansar por 40 minutos em um local bem abafado como forno ou microondas por exemplo.
  6. Depois desse tempo tire o excesso de ar e em uma forma de pizza grande (8 fatias), bem untada e enfarinhada com a farinha de arroz coloque a massa e aperte para espalhar ela por toda sua forma. Com os dedos aperte perto das bordas para criar uma cavidade e da o efeito de borda proximo a extremidade da forma.
  7. Faça alguns furos com o garfo por toda a massa e ele para pré-assar em forno preaquecido a 230°C por 10 minutos.
  8. Remova do forno e coloque o molho de tomate que você desejar, mussarela, pepperoni, pimentões, azeitonas e cebola roxa ou o recheio que você quiser!
  9. Leve novamente ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até derreter o queijo ou aquecer seu recheio e dar uma leve dourada na massa.
Observações
POLVILHO DOCE: Gente nenhum teste foi feito com o azedo, mas o doce ele tem a característica de ficar mais "puxentinho" e o azeito mais crocante então acredito que fique mais macio com o Polvilho Doce, caso você não tenha pode usar Goma de Tapioca que também funciona!
FARINHA DE ARROZ: Você pode fazer a sua em casa ou ainda usar a comprada pronta! Essa receita também funciona com farinha de grão de bico se preferir! Porém fica o aviso que nenhum teste foi feito com a versão integral!
FERMENTO: Aqui usei o Biológico Seco que é um fermento para pães, se quiser pode usar o Biológico Fresco, mas nunca use o Fermento Químico, pois não vai funcionar.
IMPORTANTE: Coloque a farinha aos poucos, sinta a massa se achar que esta seca coloque mais água, se achar muito úmida mais farinha, mas faça isso sempre aos poucos!
FERMENTAÇÃO: Essa massa não fica mega crescida, ela expande sim, mas não como uma massa comum, pois não possui glúten então ela não tem elasticidade para dobrar de volume como as massas tradicionais!
CONSERVAÇÃO: Depois de assada você pode congelar com ou sem recheio e mantendo bem embalada você deve consumir no máximo em 60 dias para continuar saborosa e não ter muita perda de textura.
Receita por Receitas de Minuto - A Solução prática para o seu dia-a-dia!
Disponível em http://receitasdeminuto.com/pizza-caseira-sem-farinha-de-trigo-sem-gluten/