Diferentes tipos de receitas exigem diferente tipos de farinha, ás vezes você fica perdida e não sabe qual usar, ou por qual substituir?? Então, agora chegou para te ajudar o #ALÉMDOTRIGO, que vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de farinha. Hoje vamos falar da Farinha de Aveia, que é um cereal considerado um dos melhores amigos da saúde humana. É uma importante fonte de fibras que auxilia o sistema digestivo e atua no controle de peso, além de ser fonte de ferro,cálcio, magnésio, potássio, cobre entre outros benefícios.

  • Benefícios: Colabora com a redução das taxas de colesterol e ajuda a manter a saúde do coração, além de auxiliar na eliminação de toxinas e aumenta a sensação de saciedade. Também controla o açúcar no sangue o que evita a diabetes e combate a depressão.
  • Como usar: Você pode substituir até 20% da farinha de trigo pela de aveia sem prejudicar o sabor da receita. Além de poder consumi-la com leite e iogurte, também pode utilizar em diversos pratos doces e salgados.

Obs: A aveia não contem glúten, por isso em uma receita de pão, pode ser que ele não fique com a mesma maciez, então não recomendo usar apenas ela e sim usar com a farinha de trigo. Agora é importante saber que apensar da aveia não ter glúten ela pode possuir traços, pois as fabricas e plantação podem contaminar, nesse caso se for celíaco é bom prestar atenção.

  • Como armazenar: Guarde a farinha de aveia em um recipiente hermeticamente fechado e mantenha em um lugar fresco, seco e escuro.
  • Cuidado aos alérgicos:A farinha de aveia não contém glúten, porém pode e conter traços de glúten e também oleaginosas, leite, amendoim ou albumina.
  • Onde comprar: Vende em qualquer super mercado e de diversa marcar, também é possível comprar em lojas de produtos naturais e zona cerealista. Mas preste atenção se a embalagem não esta com perfurações ou pode conter carunchos (aqueles besourinhos que aparecem no arroz), e se por ventura ver algo parecido com uma teia na embalagem não leve!

Foto: paleoplan.com