Saudáveis
muffin_de_banana_integral_proteico

Vocês pediram tanto que resolvi testar a minha receita de Muffin de Banana na versão integral e porque não mais saudável? Então segui algumas sugestões de vocês e consegui fazer um Muffin 100% integral, super fofinho e cheio de banana que é o que mais importa né gente? E como essa receita foi mega esperada eu consegui que uma amiga Nutri (Jess sua linda) fizesse os cálculos de calorias e proteína e como tem bastante proteína para um “bolinho” resolvi levar ele para a academia e a galera lá super aprovou a ideia de comer proteína em forma de Muffin =D

 

 

 

 

4.0 de 4 avaliações

Muffin Integral de Banana

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 9 unidades.

Ingredientes
  • 4 Bananas (Prata)
  • Iogurte Grego 100g
  • 10 colheres (sopa) de Adoçante Culinário
  • 1 xícara (chá) de Farinha Integral (150g)
  • 1 Ovo Grande
  • 1 colher (sopa) de Fermento Químico
  • ½ colher (chá) de Baunilha
  • ½ colher (chá) de Canela
  • 4 colheres (sopa) de Leite Semi Desnatado (60ml)
Instruções
  1. Comece batendo os úmidos (ovo, leite, iogurte, baunilha), junte o adoçante culinário e bata bem até espumar.
  2. Amasse as bananas com um garfo até ficar uma papinha e junte aos “liquidos” e misture bem.
  3. Peneire a farinha integral para tirar o excesso de “grãos”, junte a canela, fermento químico e misture apenas para incorporar a farinha, não bata muito para não desenvolver o glúten.
  4. Divida a massa em forminhas para muffin ou uma forma pequena bem untada e enfarinhada, e leve para assar em forno pré aquecido 180ºC por cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho e fazer o teste do palito e ele sair limpo.
  5. Espere esfriar completamente antes de desenformar ou comer.
Observações
IOGURTE: Precisa ser o grego porque só ele tem a quantidade de gordura necessária para dar maciez ao muffin, mas se não tiver pode usar margarina na mesma proporção.
LEITE: Usei semi, mas pode usar desnatado que não tem problema.
BANANA: Use sempre bananas bem maduras para que seu muffin fique úmido e com bastante sabor de banana.
FARINHA: Usei a marca Dona Benta e ela é bem fininha então se sua farinha for mais grossa recomendo bater ela no processador ou liquidificador para ficar mais fina.
BAUNILHA: Se não tiver pode usar raspas de limão ou laranja.
ADOÇANTE: Uso da marca Tal e Qual que não precisa converter, então se usar aqueles que necessita conversão faça para 10 colheres (sopa) de açúcar.
CONSERVAÇÃO: Como tem banana é altamente perecível então não recomendo guardar por muito tempo. Então guarde em um pote aberto coberto com um pano em temperatura ambiente por 2 dias e na geladeira guarde em um pote fechado por até 4 dias.
CONGELAMENTO: Embale muito bem depois de frio e congele por até 3 meses.
FORMINHA DE PAPEL: Eu usei porém não recomendo o uso, já que a massa é mega úmida e o muffin acaba grudando, então unte e enfarinhe bem sua forma e depois de assado e frio coloque nas forminhas de papel.
AÇÚCAR: Use qualquer tipo que você quiser e gostar, só lembre que usando açúcar vai deixar de ser zero e vai adicionar algumas calorias.

Informação Nutricional
Rendimento em Porções: 1 un. Calorias: 175,8 Gordura: 2g Carboidratos: 35,2g Proteína: 5 g

muffin_de_banana_integral_proteico2