Couve-flor é fonte de elementos valiosos que nosso corpo necessita, e pode ser preparado como acompanhamento ou prato principal como um gratinado ou suflê. Possui vitaminas, anti-inflamatórios e fósforo e são ótimos para prevenção do câncer, redução do colestrol, digestão e etc…

Uma das grandes vantagens é seu baixo nível de calorias e seu consumo fornece alto nível de energia graças as vitaminas, açucares e fibras. O que muito não sabem é que ela também é fonte de proteínas, magnésio, vitamina b1, b2 e b3.

Mais sabor e valor nutritivo: Para manter o sabor e diminuir a perda de nutrientes durante o preparo, cozinhe a couve-flor no vapor ou ferva rapidamente. Cozida demais, ela fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando um cheiro desagradável e sabor amargo, para evitar esse problema a couve flor deve ser cozida em panela sem tampa.

Atenção: Algumas pessoas que sofrem de problemas de purinas, devem ser cautelosos ao consumo de couve-flor, já que ela possui grandes doses e o consumo de purina pode dar doenças como gota, pedras nos rins e outros problemas renais.

Conservação: Em geladeira de 7 a 10 dias.

Período de Safra: Agosto á Outubro

Veja também: 

Como cozinhar Couve-Flor

Couve-flor com mostarda djon no microondas.