O ato de gratinar vem da França e tem o proposito de deixar o prato crocante por fora e macio por dentro, e se você gosta de  cozinhar e comer deve apreciar esse tipo de textura em pratos gratinados, e hoje em dia os fornos modernos já vem com a função grill que facilita todo o processo. Porém não é qualquer prato que fica bom e serve para gratinar, por isso veja abaixo um pequeno guia que pode te auxiliar nesse processo.

O que posso gratinar?

Quando se toma a decisão de fazer um prato gratinado deve saber que nem tudo funciona, tenha em mente que gratinados combinam com batatas, massas, carnes bovinas e de frango. Depois se ter isso em mente lembre-se que pratos gratinados ficam melhores com alimentos em pedaços como batata descascada, pedaços de carnes e frangos e claro e filés e bifes ficam ótimos com molho vermelho e queijo. Ao tentar gratinar uma peça de carne mesmo com molho ela tende a ficar ressecada.

Qual queijo devo usar?

O queijo é a parte mais importante para um bom gratinado, escolha sempre queijos mais macios como mussarela, emmenthal, gruyére e etc, pois eles derretem mais fácil e vão gratinar com maior facilidade. O queijo parmesão é bastante utilizado, mas ele é muito duro então gera uma maior dificuldade ao gratinar, já o queijo branco não é recomendado já que ele fica borrachudo.

Preparo: Pré aqueça o forno e prepare o prato com bastante molho para não ficar ressecado e após colocar no forno fique de olho no comportamento do queijo, pois o ponto correto é quando ele começar a levantar bolhas.

Formas e Refratários: Escolha travessas de vidro, cerâmica ou inox são as melhores para gratinar, pois elas seguram bem o calor durante o preparo. Mas preste atenção que deve haver um espaço de pelo menos 3 cm de borda para que nada transborde.

Não tenho forno com grill como faço? Isso realmente é um problema, provável que você não consiga um gratinado muito bonito e vai precisar de temperaturas altas, outro problema é deixar muito tempo no forno e não só pode ressecar o que estiver preparando como pode cozinhar demais e perder o ponto do cozimento (massas e batatas). Uma opção é usar um maçarico para finalizar o gratinado.