dicas_para_fazer_compras

Sabe qual a pior parte do mês para quem mora sozinho? Compras! Afinal, como se alimentar bem sem gastar muito ? E quem não tem uma queda pelos congelados práticos e rápidos ? É para isso que criei o receitas de minuto, para ensinar e provar que podemos fazer nossa própria comida de forma prática e rápida.

A primeira coisa desse guia que você deve saber é que montar um cardápio com suas refeições é muito importante, assim vai ficar mais fácil saber o que e a quantidade de coisas que você irá gastar para se alimentar.

Ao ir às compras, tenha em mente:

  • A escolha do mercado é muito importante, pois existem alguns com ofertas melhores que outros;
  • Pense no que você gosta de comer, mas nunca esqueça de incluir frutas, saladas e verduras;
  • Uma dica que pode ajudar  a não esquecer o que precisa comprar, é ter sempre em mão uma caderneta para anotar tudo na hora que lembrar, se deixar para anotar depois eu garanto que você vai esquecer;
  • Tente evitar os refrigerante durante a semana, consuma mais sucos que são bem mais saudáveis;
  • Adicione também alimentos do tipo “salva vidas” (de rápido preparo) como frios, macarrão, tapioca,  ovos, tortilhas e coisas que você pode fazer na hora da preguiça.
  • As “queridinhas” batatas fritas compre as próprias para forno além de poder serem feitas no forno, elas também fritam mais rápido que as congeladas tradicionais;
  • Fuja das guloseimas! Claro que um docinho não faz mal a ninguém, mas inclua-o apenas um na sua lista;
  • E obviamente, não se esqueça dos outros itens da casa como papel higiênico, produtos de higiene pessoal e de limpeza.
  • Fique de olho nas datas de validade, pois alguns alimentos possuem data de validade muito curta e aí você terá que consumir mais rapidamente, se tiver como estocar e congelar carnes, aves e peixes então não compre aqueles de mercado que vêm em bandejas de isopor, pois eles já foram descongelados e não podem ser congelados novamente, então procure um açougue próximo e se certifique que são alimentos frescos.

Chegando em casa com as compras:

  • Alimentos que tem um consumo maior como arroz e feijão, podem ser preparados em grandes quantidades e separados em pequenas porções individuais em potes ou sacos plásticos e congelados e ir descongelando conforme a utilização, assim o único trabalho vai ser preparar a mistura e a salada.
  • Temperos como salsinha é possível comprar a versão desidratada, já o alho, se você preferir o convencional a dica é descascar, triturar e colocar em um pote fechado com azeite, assim ele não vai escurecer e você não vai te trabalho na hora de preparar as refeições, outra opção é comprar aqueles potes de temperos prontos, mas não abusem eles contém muito sódio.

Se você tiver dificuldades em montar um cardápio ou deseja ter realmente uma alimentação controlada, fale com um nutricionista. Pode parecer besteira, mas eles estudaram para isso, certo ? E se você pensa que cardápio nutricional vai sair um furo no bolso, fale com seu médico que deseja um cardápio com alimentos comuns que tenha em qualquer mercado, e que seja adequado ao seu orçamento mensal, claro!