Quem adora uma comida japonesa conhece bem o Shoyu que ressalta o sabor dos peixes na culinária, porém o shoyu pode dar sabor a muitas outras receitas. O molho Shoyu é obtido a partir de grãos de soja fermentados e salgados por salmoura o que também pode ser chamado de Molho de Soja e tem um alto poder de conservação de alimentos o que era sua finalidade inicial. Hoje usamos o shoyu em várias receitas, e usufruímos de seus benefícios, que não são poucos. Quer conhecer melhor o shoyu??

Benefícios: Por ser derivado da Soja ele possui os mesmos benefícios do grão, o que o torna rico em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas. Tem ação antioxidante, previne osteoporose, câncer de mama e de colo de útero.

Obs: O consumo de shoyu deve ser moderado pela sua grande quantia de sódio. Você pode ainda misturar o shoyu com água ou usar versões light que tem a quantia de sódio reduzida. O ideal é ingerir no máximo 2 colheres de molho shoyu por dia.

Onde usar: Muito usado na culinária japonesa, o Shoyu ressalta o sabor dos peixes e carnes em geral, também muito usado no preparo de saladas, legumes cozidos, no arroz e macarrão.  Geralmente é usado como substituto do sal, por isso pode ser usado em praticamente qualquer receita.

Onde encontrar: É facilmente encontrado nos mercados e lojas de comidas orientais.

Como armazenar: Ele pode ser armazenado em armários ou geladeira mesmo depois de aberto. Ele fechado pode ser armazenado por 3 anos e ainda vai estar bom, mas quando aberto deve usar em 9 meses para ter melhor sabor.

Foto: metaphysicsspeaks.com