tempero_caseiro_multiuso

Você fica meio perdida na hora de preparar o almoço ou o jantar? Não sabe que tipos de temperos deve usar? Tem preguiça de ficar cortando aquele monte de coisas só para preparar um simples prato? Então vem comigo, que essa receita é para você!

Aqui em casa eu gosto de cozinhar com ingredientes naturais, sempre que posso, opto por deixar os industrializados de lado (meu refluxo agradece), por isso, quando comecei na cozinha, ficava horas descansando cebola, alho, lavando e cortando o cheiro verde e tudo mais. Porém, na correria do dia a dia, vocês sabem que isso fica inviável (sem contar o cheiro de alho nada agradável que fica nos dedos depois).

Pensando nisso, resolvi tirar um dia do mês para preparar meus temperos (o da vovó, segue o link para quem ainda não viu) e o que chamo de tempero caseiro, que deixa qualquer receita com aquele gostinho a mais, aquele toque especial que todo mundo fica querendo saber como é que faz.

E o melhor de tudo é que você pode usar os dois juntos (da Vovó e o Caseiro) para preparar seus almoços que, a partir de hoje, serão ainda mais gostosos!!!

Ficou curiosa?

Então anota a receita e corre para a cozinha!

tempero_caseiro_multiuso2Dicas Importantes:

  • Antes de começar o preparo, vale ressaltar que o azeite serve para ajudar na hora que você vai bater os ingredientes no liquidificador, se não fica muito seco e dificulta o processo. Não tem uma quantidade exata, você coloca um pouco, bate, coloca mais um pouco, bate de novo e, quando estiver pronto, antes de guardar na geladeira, você coloca um fio a mais para ajudar na conservação e também a realçar o sabor
  • Eu coloco 4 colheres de sobremesa de sal junto ao tempero para ajudar na conservação apenas, portanto, quando for cozinhar, precisa acrescentar sal na comida (a gosto).
  • Tem gente que gosta de colocar já o sal no meio e deixar pronto. Eu não gosto porque assim fico mais livre para escolher a quantidade de sal que desejo para cada receita.
  • Você pode colocar mais ou menos alho de acordo com a sua preferência (eu já fiz com 4 cabeças de cebola e 4 de alho e a mesma quantidade de cheiro verde, por exemplo, e ficou bom também, mas um pouco mais forte do que eu gosto)
5.0 de 4 avaliações

Tempero Caseiro multiuso

Autor: 

Ingredientes
  • 3 Cebolas (médias)
  • 1 maço de cebolinha
  • ½ maço de salsinha
  • 2 cabeças de alho (média)
  • Azeite e sal a gosto
Instruções
  1. Corte o cheiro verde e a cebola (grosseiramente)
  2. E descasque o alho (não precisa cortar)
  3. Feito isso, coloque primeiro a cebola, depois o alho e depois as folhas (pois como a cebola solta um pouco de água, facilita na hora de bater se você deixar que ela fique por baixo (em contato com a lâmina do liquidificador)
  4. Coloque um pouco de azeite e ligue na função pulsar do seu liquidificador
  5. De tempos em tempos, vá mexendo o conteúdo com uma colher (lembre-se de desligar antes de mexer), para que os ingredientes se soltem mais facilmente.
  6. Outro ponto importante é que, depois de aprendido esse tempero base você pode ir acrescentando ingredientes que te agradem, para diversificar o sabor. Tem gente que gosta de picar pimentão verde junto. Eu nunca fiz, mas ouvi dizer que fica uma delícia. Se alguém aí fizer, conta aqui pra gente como é que ficou!!
Observações
Conservação: Conserve o tempero na geladeira e opte por potes de vidro, esse temperinho pode durar mais de um mês (vai depender da sua utilização)
Quanto Devo Usar: Você pode ir testando a quantidade de tempero por receita (com mais ou menos sabor do tempero em si)

tempero_caseiro_multiuso3