tipos de alace 600x338 Tipos de Alface

Quem nunca foi comprar alface no mercado e se deparou com uma variedade de especies? Ai você se pergunta qual comprar? qual é mais gostoso? qual dura mais? Bom eu como sou curiosa já experimentei todos os tipos de alface que encontrei nos mercados e decidi que a melhor alface pra lanche sem duvida é a Romana e para salada a Americana. Mas para você poder identificar esses alfaces e saber um pouco mais antes de escolher o seu favorito que tal um guia rápido sobre os tipos mais comuns de alface encontrados nos mercados.

Como escolher o alface:

  • Basicamente escolha o mais bonito que você encontrar, alfaces são vendidos por unidade então se você não tem um grande consumo não compre o maior, pois alface é bem delicado e estraga rápido.
  • Se notar as folhas quebradas, amareladas, ou com uma gosminha verde escura não compre ela esta bem estragada já.

Tipos de alface:

Alface crespa: Rica em fibras, auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Alface roxa:  Contém três vezes mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.

  • Conservação: Algumas pessoas tem o costume de lavar todas as folhas e secarem bem e só então guardar em um pote bem fechado. (Comigo isso nunca deu certo).

Alface lisa: A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.

Alface mimosa: Alface com folhas vermelhas ou verdes com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão, esta entre as alfaces mais delicadas.

Alface romana: Tem folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em receitas de saladas como a salada Caesar. (Eu uso em lanches humm)
  • Conservação: Retire as folhas murchas e com manchas, coloque em um saco bem fechado ou pote ermeticamente fechado.

Alface americana: Alface crespa de cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas.

  • Conservação: Tire as folhas murchas e enrole ela em um pano ou papel toalha e coloque em um saco bem fechado, isso vai fazer ela durar muito mais.
  • Curiosidade: A alface americana é utilizada em lanches por aguentar e não murchar com a temperatura dos hambúrgueres e queijos. (Eu prefiro ela em saladas).

Dicas:

  • A alface deve ser servida separada do molho da salada, porque assim as sobras de alface poderão ser guardadas separadamente, servindo para outros pratos.
  • As folhas externas da alface, (aquelas de cor verde mais escura) são mais ricas em vitamina A .

Agora que você já sabe tudo sobre alfaces, nada de ficar perguntando para a Senhora que esta escolhendo suas frutas em.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.