tipos_de_merengue

Recentemente postei uma receita de Torta de Limão no Potinho com um Merengue branquinho e docinho por cima, e foi então que descobri que muitas pessoas não sabem que existem vários tipos, pois se surpreenderam com o método de cozimento das claras, então resolvi fazer esse post para explicar um pouco a diferença entre cada tipo de merengue.

Merengue Francês: Esse é o merengue que todos conhecemos e que muitas pessoas morrem de medo de consumir já que ele é cru, para fazer esse merengue batemos as claras na batedeira e aos poucos colocamos o açúcar e continuamos batendo até obter um creme fofo, firme e brilhante, ele não é indicado para decoração pois é tem instável porém  é com esse merengue também que fazemos o bom e velho suspiro.

Merengue Suíço: É o que cozinhamos um pouco as claras antes, mas isso deve ser feito com muito cuidado para não virar clara mexida, então coloque o açúcar e as claras em uma tigela e coloque ela em banho maria em fogo bem baixo e vá misturando e cozinhando até que todos os grão de açúcar esteja dissolvido, mas atenção para a temperatura das claras que não podem passar da temperatura de mamadeira que é de 50°C. Feito isso leve imediatamente para uma batedeira e bata até esfriar completamente e atingir o ponto fofo, branco, brilhoso e firme. Esse merengue pode ser levado ao forno para gratinar ou ser usado um maçarico culinário para dar o mesmo efeito. O único problema desse merengue é que depois de 1 dia ele começa a sorar o que pode acabar deixando sua sobremesa ou bolo um pouco “aguado”.

Merengue Italiano: Esse necessita fazer uma calda de açúcar o ideal é seguir a receita que você estiver fazendo mas em geral siga essa proporção: 2 medidas de açúcar para 1 de água e cozinhe em fogo baixo até atingir o ponto de bala mole que fica entre 117°C, mas você pode testar quando a sua calda estiver formando bolhas grandes e lentas, jogando um pouco da calda em um copo com água se ele endurecer e ainda ficar molinho esta no ponto. Depois disso bata as claras até atingir o ponto de neve e só então com a batedeira ainda batendo despeje a calda aos poucos até que consiga um creme fofo, firme e brilhoso. Esse é sem duvida o melhor merengue para decorar bolos já que ele é mais estável de todos.