Fermento Biológico Fresco

Esses dias falamos sobre fermento químico, bicarbonato e etc, mas hoje vamos ampliar um pouco mais o assunto dando dicas sobre fermento biológico, sei que muitas pessoas confundem os dois e por isso acho legal abordar esse assunto sempre que possível.

Vamos começar deixando uma coisa bem clara: O Fermento Químico ou o Popular Pó Royal é o fermento que usamos para fazer bolos, já o Fermento Biológico seja ele seco ou fresco é utilizado para fazer Pão ou Massas. Sabendo disso é importante lembrar que cada um existe para sua função e não deve ser substituído um pelo outro, pois eles possuem funções diferentes, combinado?

Já falamos em um post anterior sobre os fermentos biológicos, pois existem alguns tipos no mercado e cada um deve ser conservado e utilizado de uma maneira especifica, então caso queria saber mais sobre esses tipos veja nesse outro post: http://bit.ly/tipos-de-fermentos

Qual é melhor, Fresco ou Seco? Desde de criança eu uso o Fermento Biológico Fresco, por isso eu prefiro usar ele em minhas receitas, eu sou daquelas que prefere manter a tradição e se minha mãe prefere ele eu não vou discutir, sei que existe o fermento seco que também funciona, mas eu sempre acho que o Biológico Fresco é muito mais eficiente (hehehe). Mas isso quem decide é você, teste e veja qual é o melhor.

Prazo de Validade: O Fermento Biológico Fresco possui uma data de validade curta e deve ser mantido sempre refrigerado, já o biológico seco possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira.

Como saber se ele está funcionando? A parte boa do fermento biológico é que sempre antes de uma receita precisamos fazer o que é chamado de Pé da Massa ou Esponja que nada mais é que diluir ou dissolver o fermento com farinha, açúcar ou líquidos e deixar 15/20 minutos para ele agir, então temos como ver se ele está ou não funcionando antes de começar realmente a receita.

Não bata o Fermento: Eu já me deparei com receitas que pedem para bater o fermento no liquidificador e sinceramente eu não gosto de fazer isso, pois acaba correndo o risco de “matar os bichinhos” que estão no fermento e você acaba perdendo toda a receita, então a melhor opção é sempre fazer a Esponja antes de misturar na massa.

Água ou Leite Morno: Se a sua receita ou o fabricante do fermento pedir um liquido morno ele deve estar em uma temperatura agradável (de mamadeira), teste o liquido colocando o dedo dentro se você aguentar ele lá dentro contando até 10 está ótimo para ser usado, caso não aguente espere esfriar para não correr o risco de estragar o fermento.

Como acelerar a levedura? Coloque a massa dentro do forno (desligado) com uma panela de água bem quente, a umidade e o calor da água vai ajudar sua massa crescer muito mais rápido e sem ressecar.

Que horas o fermento deve entrar na massa: Diferente do fermento químico o biológico deve ser adicionado no inicio do processo, assim ele começa a agir na massa adiantando o processo de levedura.

Na hora da compra: Deixe para comprar o fermento biológico fresco no final das suas compras e se puder leve uma bolsa térmica, pois como dito ele deve ser refrigerado e por isso não é bom ficar muito tempo fora da geladeira.

Onde Comprar: Muitas pessoas me perguntam onde se compra o fermento Biológico Fresco, e hoje em dia é possivel encontrar em todos os mercado, inclusive naqueles de bairro, mas caso não ache tente a padaria que vendem ele em gramas e sinceramente o da padaria é muito melhor que o industrializado.

Como Guardar: Armazene o Fresco na geladeira dentro de um pote plastico com um papel toalha dentro para remover a umidade, e quando o papel estiver úmido basta trocar por outro. Já o seco pode ser mantido fora da geladeira, mas sempre em local fresco e fora da umidade.