Ei, você é como eu que dispensa um tempero pronto de mercado para fazer sua própria combinação de temperos?! Não tem nada melhor que Ervas frescas para dar um toque especial nas receitas e o melhor: Deixar tudo mais saudável!! Mas Gi, são muitas as opções de temperinhos frescos, como saber qual usar em cada receita?! Sim!! Concordo que são muitas as variações e com o tempo você vai pegando o jeito, para te ajudar vou te contar qual erva é ideal para cada receita 😉

Alecrim: Ele possuí um gosto cítrico e amadeirado, por isso é aconselhável usa-lo em carnes brancas, como porco, galinha, cabrito, carneiro e peixe. Também pode ser usado para dar aroma em vinagres e óleos.

Cebolinha: O ideal é sempre usa-la fresca, os talos podem ser usados em saladas de verduras, legumes e de batatas, frios e quentes, em omeletes, suflês, salpicados em sopas, grãos, batatas assadas, purê de batata, queijos e molhos frescos para todos os tipos de carnes e tempero de pratos quentes como feijão e quiches.

Coentro: A folha do coentro é muito usada como tempero culinário, em sucos, saladas e chás. Combina com frutos do mar, frango, molho shoyu, gengibre, abacate e coco. Você também pode utilizar as sementes para o preparo de pães, doces, curries, carne de cordeiro e legumes. As sementes tem um gostinho levemente picante e adocicado, perfeito para esse tipo de receita.

Hortelã: Suas folhas é muito usada para aromatizar saladas, legumes, molhos, carnes, assados e grelhados. Também é indispensável no preparo de sucos e chás. Ela ajuda a melhorar o sabor de pratos, também é ótimo para finalização e consumo dessa erva crua como em tabules.

Manjericão: Adotado com carinho nas cozinhas italianas e francesas o manjericão esta sempre presente em pizzas, carnes, ovos, sanduiches, queijos, azeites e saladas, sem contar que é o principal ingrediente para o famoso molho pesto. E além de tudo ela também serve para fazer chá que alivia problemas digestivos.

Manjerona: Ideal para dar aquele toque especial em molhos de tomate e branco, sopas e omeletes também são opções. Ela é usada também para chás e infusões e ainda se extrai seu óleo essencial para o uso como aromaterapia, ou seja, a planta pode ser usada por inteiro.

Salsa: Por possuir sabor leve praticamente utilizamos para todos os pratos, desde saladas, sopas, peixes, molhos e massas.

Salvia: Usada em diversas receitas a Salvia vai bem com carnes gordas como porco, pato, peru e frango, sopas, vegetais, queijos, e principalmente em pratos italianos (massas). E vai muito bem um chazinho de Erva Salvia também.

Tomilho: Seu sabor é forte e deve acompanhar pratos como sopas, molhos, ovos, queijos, legumes, aves, carnes e peixes.