Conheci o Tomilho assistindo aos programas do Jamie Oliver, nunca havia ouvido falar da erva e então resolvi experimentar para fazer uma das receitas que aprendi e claro, lá foi eu procurar sobre o tal tomilho e onde eu poderia usar.
Tomilho é uma erva de sabor marcante e aromática, ela pode ser encontrada na versão fresca ou desidratada, nas duas versões seu sabor é forte e deve acompanhar pratos como sopas, molhos, ovos, queijos, legumes, aves, carnes e peixes.
Existem varias espécies de tomilho, mas apenas duas são as mais conhecidas o tomilho frances e o tomilho limão que possui sabor mais cítrico, tomilho também são perfeitos para aromatizar molhos, sopas e guisados.

  • Em seu formato fresco é um companheiro inseparável das folhas de louro, da salsa, do alho-poró e do salsão no bouquet garni, o clássico amarrado de ervas usado no preparo de cozidos, sopas e caldos.
  • Em seu formato seco forma um grande quarteto com a sálvia, o alecrim e a segurelha, mistura conhecida como ervas da Provença.

Dica: Tente adicionar um ramo de tomilho em uma garrafa de azeite ou vinagre e use para temperar saladas frescas.
Em uso medicinal o tomilho possui propriedades anti-sépica, expectorantes e vermífugas. E também seu chá acalma a tosse e ajuda em resfriados, gripes e dores de cabeça.

Como Comprar:
Fresco: vendido em maços em feiras ou em supermercados. Prefira as folhas verdes, intactas, bem aderidas ao caule e desprendendo um aroma fresco.
Seco: encontrado em potinhos de vidro ou em pequenos sacos plásticos nos supermercados e mercearias.

Como Conservar:
Fresco: mantém-se por alguns dias no refrigerador, guardada em saco plástico.
Seco: conserva-se bem em um recipiente sem umidade longe da luz.
Fonte: Fleischmann