Olá, Pessoas! Vocês provavelmente já comeram aquele Picadinho Carioca em algum boteco, né?
Hoje vou te mostrar como fazer essa referência da culinária do Rio de Janeiro na sua casa, um prato delicioso, cheio de sabor e incrivelmente cremoso. É a receita perfeita para um almoço especial!
O Picadinho Carioca nasceu e se popularizou no Rio de Janeiro, a partir da década de 50, mas antes de chegar nos salões chiques, ele era servido em botecos e botequins da época. Conhecido como uma comida da madrugada uma espécia de “levanta defunto” para ajudar os boêmios a restaurarem as energias após as longas noitadas. Mas também não podemos esquecer que ele se origina bem antes disso, pois é um prato que recebe influências portuguesas, indígenas e africanas!
O salto social veio quando um barão austríaco (contratado para modernizar o Copacabana Palace) o introduziu ao cardápio, o prato adotou o nome de “Meia-Noite” (e era servido também, a partir da meia-noite).
O prato foi adaptado, sendo muitas vezes feito de Filé Mignon e servido em panelas de barro ou cobre. Acompanhado sempre de arroz, agrião ou couve e um ovo poché em cima para garantir aquela cremosidade.
Bora aprender essa jóia da gastronomia carioca?!
Essa receita tem o tempo aproximado de preparo de 10 a 15 minutos e tempo de cozimento entre 20 a 30 minutos, super fácil de fazer e rende entre 2 a 3 porções.
Nessa receita preparei o Picadinho com Contra Filé e servi com um cuscuz e Ovo Poché, mas você também pode utilizar Filé Mignon como na receita original e ainda adicionar acompanhamentos como farofa de ovo e até Banana a Milanesa.
No preparo, adicionar farinha de trigo a mistura de temperos da carne ajuda a criar aquele molho mais encorpado e deixando naturalmente cremoso, não pule essa etapa!
E aí, gostou da receita de Picadinho Carioca? Esse prato é puro conforto!
Agora é sua vez: Me conta se você tem o costume de fazer picadinho em casa e se a sua receita é diferente. Comenta aí a sua dica favorita! Seu feedback e suas variações são valiosos para nossa comunidade!
Compartilha com quem você quer dividir essa maravilha!
Ah, não se esqueça de se inscrever no canal lá no YouTube e ativar o sininho para não perder a próxima receita deliciosa!