Toda família tem suas tradições na hora de fazer a ceia de natal e ano novo, na minha sempre tem Empadão, afinal é fácil de fazer, enche a barriguinha de todo mundo e deixa todas as pessoas felizes! Então se joga nessa receita de Empadão de Pernil que é a coisa mais gostosa que você já viu e fica muito cremoso e suculento!

Empadão de Pernil

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Médio
Rendimento: 1 Forma de 23cm

Ingredientes
  • RECHEIO:
  • 1kg de pernil picado
  • 1 pimentão vermelho (picado)
  • 1 cebola (picado)
  • 1 tomate (picado s/ sementes)
  • 1 Pimenta Dedo de Moça (s/ sementes)
  • 2 Dentes de Alho
  • ¼ Colher (chá) de Erva Doce
  • 2 Folhas de Louro
  • ¼ Colher (chá) de Cominho
  • 1 Colher (sopa) de Sal
  • 1 Cubo de Caldo de Carne
  • ½ xícara (chá) de Água
  • 1 colher (sopa) de Farinha de Trigo (opcional)
  • Queijo Mussarela (opcional)
  • MASSA:
  • 2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 gema
  • 1 colher (chá) de Sal
  • 250g de Manteiga / Margarina 70% lipídios (bem gelada)
  • +ou- 4 colheres (sopa) de Água Gelada
Instruções
  1. RECHEIO: Em uma panela de pressão coloque o pernil picado, pimentão vermelho, cebola (picada), tomate, pimenta dedo de moça, alho, erva doce, louro, cominho, sal, caldo de carne, água, e coloque para cozinhar por cerca de 30 minutos após pegar pressão.
  2. Espere sair a pressão e abra a panela e amasse a carne com as costas da colher para desfiar e deixe cozinhar com a panela aberta até que o caldo reduzir até quase secar. Polvilhe a farinha de trigo e cozinhe misturando por cerca de 3 minutos e depois leve para gelar.
  3. MASSA: Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a gema, sal e a manteiga e misture com as pontas dos dedos até ter uma farofinha com pequenos pedaços, nesse ponto comece adicionando bem aos poucos a água e continue misturando até você ter uma massa que de para modelar, chegou nesse ponto pare de sovar a massa, embrulhe em plástico filme e leve para gelar por 30 minutos.
  4. MONTAGEM: Abra ¾ da massa com um rolo abrindo de acordo com o tamanho da sua assadeira, acomode a massa na assadeira pressionando bem os fundos e laterais, coloque um pouco de queijo mussarela ralado no fundo, cubra com uma parte do recheio, coloque mais uma camada de queijo, mais uma de recheio e termine com uma camada de queijo. Para a “tampa” abra o restante da massa e corte com cortadores de biscoito em formato de estrela alguma estrelinhas, coloque por cima do recheio, pincele uma gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar muito bem! Espere esfriar um pouco antes de cortar!
Observações
GEMA: A gema deixa a massa mais estruturada que uma massa de empadinha, assim ela não desmonta quando cortada, mas se quiser aquela massa bem quebradiça pode tirar a gema e adicionar mais 50g de manteiga ou margarina.
FARINHA: Eu já ensinei receita de massa sem glúten e até semi-integral.
RECHEIO: Pode usar os temperos que gostar, não tem regra! Agora a única coisa importante é ele estar bem frio antes de entra na massa.
CONSERVAÇÃO: Pode ser congelado cru ou assado, manter bem embalado e consumir em até 3 meses! Na geladeira consumir em até 7 dias!