dicas de conservação da hortelã

Quando sinto o perfume das folhas de hortelã, automaticamente sou teleportada para a infância, afinal quando morávamos em Minas Gerais me lembro de uma casa que tinha vários pezinhos de hortelã e sempre fazíamos um chá docinho e delicioso, que deixava um perfume incrível por toda a casa.

Mas a hortelã pode ser usada para muitas outras funções que apenas um simples chá, e também contém propriedades medicinais como ajudar na expectoração de mucosas e até acalmar dores de dente.

A hortelã também é conhecida por Menta ou Mint, e pode ser usada tanto em pratos doces como em pratos salgados, a hortelã é muito utilizada na Turquia e aqui no Brasil é pouco explorada, porém pode ser usada em geleias, batatas, ervilhas, cenouras, carnes de porcos, saladas, sucos e em molhos frios.

Como Comprar: Hortelã geralmente é vendida fresca e em buquês, procure comprar sempre as que possuam folhas de cor vibrante, sem manchas e com as folhas frescas (não murchas). Se encontrar hortelã na versão seca, prefira as que tiverem embalagens de vidro e escuras.

Conservação: Para conservar a hortelã fresca, guarde em um saco plástico na geladeira, mas como a salsinha logo ela deve murchar e perder um pouco do sabor, então se desejar congele. Para isso pique apenas as folhas e coloque em formas de gelo com água.

Dica: Se você tiver folhas de hortelã começando a murchar, mergulhe-as em água bem gelada por alguns minutos. Elas devem voltar a ter mais vida.