Vocês vivem me perguntando quais são as panelas que eu uso, ou vivem pedindo dicas de quais vocês devem comprar, por isso resolvi fazer um vídeo e esse post com mais alguns detalhes para que você não fique mais com dúvida e também aprenda a cuidar melhor das panelas que tem ai na sua casa!

Quais Panelas eu uso?

Minhas panelas em sua maioria são da Marca Lekssa, uma marca que não é tão conhecida, mas que fazem panelas bem bonitas, um dos motivos de usar essas panelas é simplesmente porque eu ganhei! Então já que tenho elas, não vou comprar outras já que essas são bem bonitas e fazem o serviço.

Claro que também tenho outras marcas como as panelas de Ferro Fundido que são do Pão de Açúcar da marca Cantaloupe, essa é uma das marcas mais baratas que encontrei de panelas de ferro fundido e gosto bastante delas por serem bem pesadas o que é ótimo para massas pesadas como as de coxinha por exemplo.

Panelas de Pressão eu tenho dois tipos a elétrica da Eletrolux que eu gosto bastante e uma tradicional da  clock, que também faz o trabalho e não reclama de ninguém (hehehe)

O que você precisa saber antes de comprar?

Qual é o seu estilo de vida seria por onde eu começaria, existe uma infinidade de panelas no mercado hoje em dia, todas com suas particularidades e cores, desenhos e tamanhos, então é importante entender as vantagens de desvantagens de cada uma.

  • Panelas de Inox: Conduzem bem o calor, não soltam nenhum tipo de metal no alimento, mas costumam ficar amareladas e manchadas, precisam de bastante cuidado e produtos especiais para polimento, também por aquecerem rápido é preciso ficar de olho para não queimar os alimentos. Geralmente quando possuem fundo triplo funcionam em fogões para indução, mas essa informação sempre deve ser conferida nas informações do fabricante.
  • Panelas de Alumínio: São versáteis, podem ser esfregadas e geralmente são mais baratas, porém também são mais finas e frágeis, mas se bem cuidadas podem durar anos. Panelas de alumínio se não cuidado com carinho podem soltar alumínio no alimento o que não é bacana por ser tóxico ao nosso organismo quando consumido em muitas quantidades.
  • Panelas de Revestimento Cerâmico / teflon: Não grudam o alimento, precisa de pouco ou nenhum óleo e são fáceis de limpar, porém é preciso ficar de olho no revestimento, se começarem a se soltar a panela deve ser descartada, pois esse revestimento passa para o alimento e se consumido em grandes quantidades pode ser tóxico.
  • Panelas de Ferro: São pesadas, ótimas para massas pesadas como as de coxinha, conduzem calor de forma uniforme, são fáceis de lavar, e podem ir ao forno. Algumas possuem revestimento cerâmico e esmaltado, essas precisam de maior cuidado para evitar manchas, já as de ferro “cru”, podem ser esfregadas até com lã de aço, mas precisa ficar atento na secagem pois se ficarem úmidas podem enferrujar, também é necessário fazer a crua delas com óleo para evitar a oxidação e criar uma película de proteção.

Cuidados Básicos:

  1. Sei que na correria do dia lavar a louça é um saco, mas se você deixar para lavar as panelas depois vai ter o dobro de trabalho, então assim que utilizar espere esfriar e lave! Se não der mesmo tempo de levar então deixe-as de molho na água até a lavagem assim o resto de comida vai se soltar mais fácil.
  2. Se você tem uma maquina de lavar louças veja antes de enfiar sua panela lá dentro se ela pode ser levada para a maquina. Agora se pretende prolongar a vida das panelas lave do modo tradicional.
  3. Sabe aquela camada de comida que você deixou queimar? É fácil remover, basta colocar bicarbonato de sódio e água quente e deixar a química fazer sua mágica.
  4. Lembra aquele jogo lindo de utensílios de cozinha em aço inox que você viu na loja? Passe longe dele e proíba qualquer um na sua casa de usar metal, alumínio ou inox em suas panelas, até mesmo um garfo pode danificar a panela. Invista em utensílios de silicone que são resistentes ao calor e vai manter o antiaderente lindo como deve ser.
  5. E aquela mania de guardar a frigideira no forno junto com aquela panela de óleo que você fritou a batatinha? Se continuar fazendo isso a linda frigideira toda desenhada que você ganhou vai ficar amarelada de óleo. Então nada disso em.
  6. E se você tem a grande mania de pegar a panela quente e jogar na água saiba que a mudança drástica de temperatura pode deformar o metal/inox/alumínio/ferro e sua panela vai ficar toda torta parecida com uma obra de arte ao invés de uma panela
  7. Nunca lave com nada abrasivo como Soda Caustica, Lã de Aço ou Raspe com Talheres, se precisar tirar a gordura use o truque do bicarbonato pode demorar, mas vai aos poucos que vai dar tudo certo.