Vou confessar que nunca utilizei alho poró, apesar de ver em tantas receitas eu sempre fico com vontade de utilizar, mas nunca sei como de fato devo utiliza-lo em minhas receitas. E pensando nisso fui atrás de algumas informações sobre a utilização e os benefícios que esse parente do alho e da cebola pode fornecer a nossa saúde.

Ao que se sabe o alho-poró existe a cerca de cinco mil anos, mas só recentemente ele caiu no gosto popular, o que era um ingrediente importado e utilizado apenas por chefes de cozinha, se tornou um queridinho nas hortas das donas de casa.

O Alho-poró é muito utilizado na preparação de caldos, e pode ser consumido cru, cozido, assado, inteiro, em rodelas ou desfiado, mas é importante sempre respeitando o ponto “al dente”, ou ele pode perder a textura, sabor e até liberar um forte odor de enxofre. Esse ingrediente é muito versátil podem ser apenas um tempero ou utilizado em recheios para tortas, em risotos, saldadas e suflês.

Seus benefícios a saúde também são um ponto forte, já 1 xícara de chá possui apenas 15 calorias e ainda e fonte de vitamina C, fibras, minerais e cálcio.

  • Modo de Usar: Separe as folhas verdes escuras e raiz, utilize a parte mais clara para suas receitas e a parte das folhas para aromatizar caldos. (Veja um vídeo do Claude de como limpar o alho-poró http://j.mp/siO8wt)
  • Como Comprar: Ao comprar prefira os mais finos, pois são os mais macios e escolha o que tenha mais partes brancas e verdes.
  • Como Armazenar: Depois de comprado o alho-poró deve ser mantido em um saco plástico para alimento ou em um saco de papel dentro da geladeira por até 4 dias.
E você já utilizou alho-poró então mande a receita para contato@receitasdeminuto.com