Pão é uma grande paixão, amo fazer todo o processo e ver a magica acontecer no final, e mesmo depois de ter feito muitos pães nessa vida eu preciso dizer que eu nunca fiz um pão tão fofinho em toda minha vida! Ele fica com a massa de um pão francês bem aerado e por isso é perfeito para rechear ou comer com um requeijão ou aquele azeite super saboroso. Essa receita é super simples inclusive é uma massa vegana, então já fica a dica! Outra coisa ainda é que rende muito, rende uma rosca de 1kg o que é perfeito para faça e venda!


5.0 de 1 avaliações

Pão Recheado de Calabresa

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Médio
Rendimento: 1kg

Ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (406g)
  • 1 xícara (chá) de água (240ml)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) fermento biológico (3g)
  • ½ colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 400g de calabresa defumada
Instruções
  1. Em uma tigela coloque a água morna (38°C), azeite, açúcar, fermento biológico seco, e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture muito bem, cubra com plástico filme e deixe em local quentinho e abafado por 20 minutos.
  2. Assim que o fermento estiver ativado adicione o restante da farinha aos pouco misturando até ficar mais pesada, nesse ponto coloque a massa em uma bancada e continue adicionando o restante da farinha e sove por cerca de 20 minutos, o que queremos é uma massa lisa e elástica e não uma massa dura e pesada então tome cuidado para não exagerar na quantidade de farinha a massa não precisa desgrudar 100% das mãos, ela deve ter umidade e por isso se precisa unte as mãos com azeite para continuar sovando.
  3. Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe em local bem quentinho e abafado para crescer por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
  4. Retire o ar da massa, coloque na bancada untada e abra um retângulo com as mãos, adicione a calabresa picada e enrole como um rocambole.
  5. Acomode em uma forma grande (27cm) de furo no meio bem untada e enfarinhada.
  6. Cubra com o plástico filme e volte para o local quentinho e abafado e deixe crescer por cerca de 40 minutos ou até chegar no topo da forma, pincele com uma gema e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até ficar bem douradinho!
Observações
FARINHA: Nenhum teste foi feito com outras farinhas!
FERMENTO: O fermento usado é o Biológico Seco para Pães! Você pode trocar por 1 tablete do fermento biológico fresco, mas NÃO PODE trocar pelo químico!
CRESCIMENTO: Não pule etapas de crescimento e se lembre o tempo passado é uma média, pode ser que demore mais ou menos então o ideal é você olhar e quando a massa dobrar de tamanho é quando tá pronto para a próxima etapa.
RECHEIO: Pode por qualquer recheio, mas não use recheios com molho o ideal é sempre usar frios ou coisas mais secas.
TEXTURA: Como expliquei esse pão por dentro parece um pão francês, ou seja ele é muito fofinho, mas não é tão úmido!
CONSERVAÇÃO: Depois de assado você pode manter em temperatura ambiente por até 3 dias, na geladeira por 10 dias ou congelado por 3 meses.