como medir macarrao Quanto de macarrão devo cozinhar por pessoa?

Assim como o arroz, acertar a quantidade de macarrão por pessoa pode ser um desafio, afinal se fizer molho a menos vai ficar sobrando macarrão, e pode ser uma opção usar essa porção que sobrou para fazer uma salada de macarrão ou congelar,  mas para quem não quer ter sobras vou passar algumas dicas que podem te ajudar.

A primeira coisa que você deve saber é qual o tipo de massa vai preparar e em segundo lugar qual o tamanho da fome. Veja abaixo a quantidade estimada para cada tipo de massa.

  • 75g-115g      =    Massas secas (penne, parafuso, gravatinha e etc…)
  • 115g-150g    =    Massas Frescas (nhoque e etc…)
  • 175g-200g   =    Massa com recheio (ravioli, capeletti e etc…)

O maior problema de usar o método de pesagem é que você vai precisa de uma balança, e como sei que nem todo mundo investe nesse item na cozinha, temos que apelar para o modo “olhometro”.

  • Despeje a massa no prato que ira servir, assim mesmo ele crescendo durante o cozimento, você vai ter uma ideia da quantidade, mas não se esqueça de pensar que vai existir o molho, se ele for com carnes, legumes, você pode reduzir um pouco a quantidade de massa.

E as massas longas como espaguete? Bom esse é até simples, basta comprar um medidor de massa, nele tem buracos com a quantidade de porção, é facilmente encontrado em lojas de utilidades domesticas, ou também você pode dividir o pacote em 5 porções, calculando 100g por pessoa que da uma porção bastante generosa.

Mas o importante e nunca fazer menos do que o necessário, afinal você não vai querer que seus convidados fiquem com fome, e se sobrar sempre podemos congelar ou comer na próxima refeição.

Veja também: Tipos de Massas

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.