Assim como o arroz, acertar a quantidade de macarrão por pessoa pode ser um desafio, mas nem tudo precisa ser complicado e se fizer os cálculos corretos pode fazer com que você economize dinheiro e evite o desperdício. Claro que sempre que você fizer mais macarrão que precisa pode comer ele no dia seguinte, mas para isso é preciso aprender a cozinhar o macarrão da forma correta então se você não sabe como fazer da um pulinho nesse post aqui:  http://receitasdeminuto.com/5-dicas-para-cozinhar-macarrao que tem dicas ótimas que podem te ajudar!

A primeira coisa que você deve saber é qual o tipo de massa vai preparar e em segundo lugar qual o tamanho da fome. Veja abaixo a quantidade estimada para cada tipo de massa.

  • 75g-115g      =    Massas secas (penne, parafuso, gravatinha e etc…)
  • 115g-150g    =    Massas Frescas (nhoque e etc…)
  • 175g-200g   =    Massa com recheio (ravioli, capeletti e etc…)

O maior problema de usar o método de pesagem é que você vai precisa de uma balança, e como sei que nem todo mundo investe nesse item na cozinha, temos que apelar para o modo “olhometro”.

  • Despeje a massa no prato que ira servir, assim mesmo ele crescendo durante o cozimento, você vai ter uma ideia da quantidade, mas não se esqueça de pensar que vai existir o molho, se ele for com carnes, legumes, você pode reduzir um pouco a quantidade de massa.

E as massas longas como espaguete? Bom esse é até simples, basta comprar um medidor de massa, nele tem buracos com a quantidade de porção, é facilmente encontrado em lojas de utilidades domesticas, ou também você pode dividir o pacote em 5 porções, calculando 100g por pessoa que da uma porção bastante generosa. Ou Ainda usar o truque que ensinei no vídeo usando como medida os dedos como ensinado no vídeo.

Mas o importante e nunca fazer menos do que o necessário, afinal você não vai querer que seus convidados fiquem com fome, e se sobrar sempre podemos congelar ou comer na próxima refeição.

Veja também: Tipos de Massas