Vegetarianas
Shimeji na manteiga

Me lembro que a primeira vez que comi Shimeji e achei estranho, mas com o tempo descobri que o lugar onde comi que não sabia preparar e como sou teimosa eu nunca desisto de experimentar encontrei bons restaurantes japoneses onde o preparo do Shimeji era perfeito e então logo que comecei a apreciar esse cogumelo rico em proteína, resolvi que deveria aprender a fazer em casa, já que moro em São Paulo e aqui tem o bairro da liberdade (bairro oriental) onde o Shimeji é tão barato que pagar mais de R$ 20,00 em uma porção em um restaurante é loucura.

Hoje resolvi ensinar para vocês o Shimeji que é servido como entrada nos restaurantes japoneses, o básico porém delicioso Shimeji na manteiga, que não tem muito segredo porém é bom ficar atento em alguns pontos que podem fazer o seu Shimeji um sucesso ou um fracasso.

4.8 de 13 avaliações

Shimeji na manteiga!

Autor: 
Tipo da Receita: Entrada
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 2 Pessoas

Ingredientes
  • 200g de Shimeji
  • 2 colheres (sopa) de Molho Shoyu
  • 1 colher (chá) de Açúcar
  • 1 colher (sopa) de Manteiga
  • Cebolinha (a gosto)
Instruções
  1. Separe o Shimeji com as mãos em pedaços menores e reserve.
  2. Em uma panela quente derreta 1 colher (sopa) de manteiga, adicione o shimeji e frite misturando sempre por 2 minutos ou até dar uma leve murchada.
  3. Junte 1 colher (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de Molho Shoyu e cozinhe misturando sempre por mais 2 minutos ou até reduzir bem o molho.
  4. Finalize com cebolinha picada e sirva ainda quente.
Observações
AÇÚCAR: Sei que você deve achar que vai ficar doce, mas não vai acontecer isso, na verdade o açúcar serve para caramelizar e neutralizar o sal do molho shoyu, porém se você não quiser ou não puder pode deixar sem, mas o sabor fica muito melhor com.
SHIMEJI: Existem dois tipos o branco e o preto, ambos podem ser usado para fazer essa receita.
AO PONTO: Esse tempo passado você vai ter um shimeji macio porém ainda firme isso porque ele não deve ser muito cozido pois acaba ficando “borrachento”.
ONDE COMPRAR: Hoje em dia é possível encontrar em grandes mercados, porém se você morar em São Paulo, visite o Bairro da Liberdade que lá é muito mais barato.

Shimeji na Manteiga