Torta de Pão de Queijo

Fiquei pensando em como começar o post dessa receita, e não tem como não falar que é uma receita especial para um dia especial, afinal hoje dia 17/02 é meu aniversário de 28 anos e para ser bem sincera minha vida esta bem diferente do que imaginava que estaria quando tinha meus 15 anos, mas posso dizer que diferente de uma forma boa, afinal estou trabalhando com algo que realmente gosto, e tenho uma vida diferente da maioria das pessoas e é isso que faz ser tudo tão incrível. 

Agora chega de falar um pouco de mim e vamos falar dessa receita especial, como vocês sabem eu sou apaixonada por torta e como qualquer brasileiro que se prese sou apaixonada por Pão de Queijo e então resolvi juntar essas duas delicias e fazer uma torta de pão de queijo com um generoso recheio de presunto e uma camada de requeijão para deixar tudo ainda mais delicioso, porém você pode adicionar o recheio que desejar e fazer com que fique sempre mais e mais gostosa, até porque é difícil uma receita como essa ficar ruim, né?

 Obs: Veja dicas importantes no final da receita.

4.7 de 6 avaliações

Torta de Pão de Queijo!

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 6 Fatias

Ingredientes
  • 2 Xícaras (chá) de Polvilho Doce
  • 1 e ½ Xícara (chá) de Leite
  • ¼ Xícara (chá) de Óleo (4 colheres sopa)
  • 3 Ovos
  • 150g de Presunto
  • 3 Xícaras (chá) de Mussarela (ralada)
  • ½ Copo de Requeijão (5 colheres sopa)
  • Sal à gosto
Instruções
  1. Comece colocando o leite, óleo e sal em uma panela e aqueça até começar a levantar fervura e reserve.
  2. Em uma tigela junte o polvilho e os liquidos aquecidos, misture bem até conseguir desfazer boa parte dos grumos e esfriar a massa.
  3. Assim que a massa estiver fria, adicione os ovos e misture bem até formar uma massa mole.
  4. Adicione o queijo mussarela ralado aos poucos e misture bem.
  5. Unte e enfarinhe bem uma forma reta, despeje metade da massa e espalhe bem, coloque uma camada bem generosa de presunto, adicione o requeijão e coloquei mais uma camada de massa espalhando bem.
  6. Aqueça o forno por 15 minutos a 180ºC e leve a torta pra assar por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourada, espere esfriar antes de desenformar e aproveite.
Observações
TEMPO DE FORNO: O tempo de forno pode variar de acordo com o seu forno, é importante saber que a torta precisa estar bem bem dourada, assim ela vai criar uma crosta crocante que vai deixar ela firme para desenformar.
TORTA MURCHA: Assim que ela sair do forno é importante saber que pode dar uma murchada, pois é puro queijo e quando ele esta super quente cria ar, deixando a torta mais inflada, então não se assuste e deixe ela quietinha até amornar para tudo ficar no seu lugar.
RECHEIO: Coloque o recheio que quiser, o importante é não usar recheios líquidos, pois pode influenciar na massa.
POLVILHO: Se desejar pode misturar o polvilho doce e azedo assim sua torta pode crescer um pouco mais.
QUEIJO: Use queijo fresco não tente substituir por queijo de saquinho, caso queira use o queijo prato ou minas padrão é importante usar um queijo que derrete.
TAMANHO DA FORMA: Usei uma forma de fundo falso de 25cm de largura por 5cm de altura.