
E quando você resolve fazer aquele strogonoff maravilhoso, mas percebe que acabou o creme de leite? O que você faz? Será mesmo que você precisa colocar creme de leite no molho branco? Ou ainda usar em um purê de batatas?
Hoje quero conversar com você sobre esse ingrediente que é um grande aliado, mas que às vezes é usado de forma equivocada — fazendo você perder dinheiro sem ter muitos benefícios!
Entendendo o ingrediente
Para a gente entender como substituir e para que serve o creme de leite, precisamos entender o que ele é e para o que foi criado. Existem basicamente três tipos no mercado (e não vamos falar de “mistura láctea” aqui, ok!):
-
Creme de Leite Fresco (Pasteurizado) | ~35% de Gordura: É o queridinho da cozinha profissional e da confeitaria por ser o único que vira chantilly. Além de cremosidade, ele garante mais gordura para os preparos e um brilho único.
-
Creme de Leite em Lata | ~20% de Gordura: Um clássico caseiro. Ele se difere da caixinha por ter o soro separado do creme. Isso o torna muito mais encorpado, chegando bem próximo da cremosidade do creme fresco.
-
Creme de Leite UHT (Caixinha) | ~17% de Gordura: A opção mais barata e acessível. Como tem uma porcentagem de gordura menor, ele tende a talhar se for fervido com elementos ácidos (como molho de tomate ou limão).
Afinal, para que serve o creme de leite no prato?
O creme de leite traz textura, sabor e equilíbrio.
-
Neutralizante: Se um molho está muito ácido ou picante, ele ajuda a suavizar.
-
Paladar: Ele traz aquela sensação de “preenchimento” na boca, fazendo com que o sabor seja carregado e embalado para o paladar.
-
Aparência: Ele entra para trazer brilho e aquela textura aveludada profissional.
Posso usar no purê de batatas ou no molho branco?
Claro que pode, mas não precisa! Pense bem: em um molho branco (Béchamel) já usamos o leite integral e a manteiga, que são fontes de gordura. Adicionar creme de leite seria redundante — um desperdício de ingrediente, já que ele seria “mais do mesmo”.
Nesse caso, eu investiria em elementos de sabor, como:
-
Noz-moscada ralada na hora;
-
Queijo parmesão (que traz o umami para o molho);
-
Alho e cebola em pó.
Truque de Chef: O que fazer se o creme de leite acabar?
Se ele faltar justamente na hora do Strogonoff, aqui vão dois truques de cozinheira experiente:
-
A Solução Técnica: Faça um molho branco básico (sem temperos) e misture ao seu refogado. Ele dará a base láctea e a textura necessárias.
-
A Solução Prática: Dilua um pouco de amido de milho (maisena) no leite, adicione ao molho e cozinhe até pegar corpo. Você terá o elemento cremoso que faltava de um jeito simples e rápido!
Dica extra da Gi: Lembre-se que o leite tem muito menos gordura que o creme de leite. Então, para o sabor não ficar “pobre”, capriche um pouquinho mais no ketchup e na mostarda para equilibrar o molho!
Descubra mais sobre Receitas de Minuto - A Solução prática para o seu dia-a-dia!
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

