Eu não sei quando começou meu amor por vagem, mas eu adoro em saladas ou refogado na manteiga com cenoura para comer com aquele franguinho cozido bem básico do dia a dia, deixa uma refeição super completa em nutrientes, sem contar que vagem é rico em fibras. Então depois de muito tempo lidando com essa belezinha e ficar de olho nas vovózinhas comprando no mercado resolvi te ajudar na hora de escolher e claro na hora de armazenar para que dure mais tempo.

Obs: Como chama essa vagem ai onde você mora? Aqui em São Paulo chamamos de Vagem Macarrão, mas também é conhecida como Vagem-Feijão.

Como Comprar: O ideal é que a Vagem Macarrão tenha em média 15-17 cm de comprimento, deve ter uma cor verde uniforme sem manchas e brilhante, deve ser firme e crocante. O ideal é que as semente sejam pequenas, então a vagem tiver muita protuberância é sinal que esta passando do ponto e fibroso.

Como Conservar: Mantenha na geladeira por no máximo 5-7 dias, após esse tempo vai começar a apresentar manchas, o ideal é manter em um saquinho plastico e não lavar até o dia que for usar, já que essas vagens não gostam de umidade. Agora se for preciso manter em temperatura ambiente deve ser consumida em no máximo 3 dias.

Como Congelar: Corte as pontas, retire o fio fibro da lateral e faça o pré-cozimento em água fervente por 2 minutos ou 3 minutos no vapor, após esse tempo mergulhe em água gelada imediatamente para interromper o cozimento. Escorra e seque bem todas as vagens, coloque em uma bandeja e leve para o congelado, assim que ficarem congeladas retire da bandeja e acomode em sacos plastico por até 12 meses.

Como Preparar: Lave as vagens, retire as pontas e o fio fibroso da lateral, você pode cozinhar inteira ou picada, seja no vapor ou em água elas devem ser cozidas apenas para ficarem macias, mas sem perder a a textura crocante.

Obs: As vagens frescas podem ser refogadas ou servidas em saladas, já as vagens congeladas é ideal para sopas, tortas, cozidos.