Na hora da refeição queremos comer de tudo um pouco, e incluir cada dia alimentos mais saudáveis, que ajudem nosso organismo se tornar mais forte e saudável, exemplo são os grãos, cereais e  as sementes, mas tem uma coisa que sempre confunde a cabeça de muita gente, que é: Como saber o que é cada um deles? Não é tudo a mesma coisa?? Isso sempre acontece porque são muito parecidos, porém um é diferente do outro e cada um deles tem suas funções e benefícios ao nosso corpo e devemos aprender a diferenciar isso. Vamos aprender um pouco mais sobre eles?

Os Grãos, cereais e  as sementes são muito benéficos a saúde, são nutricionalmente poderosos hoje em dia chamados de “superalimentos”. São fontes ricas de vitaminas, minerais, hidratos de carbono, gorduras, óleos e proteínas, essenciais para nosso corpo. Veja como é fácil distinguir um do outro.

  • O Cereal vem de uma família de plantas, as gramíneas que tem mais de 6 mil espécies, dentre elas o trigo, a aveia e a cevada, ou seja, o cereal se refere á planta como um todo, cultivadas por seus frutos. Eles são ricos em fibras alimentares o que é ideal para uma dieta saudável, ajudam na prevenção do câncer, fortalece o sistema imunológico, e atuam no desenvolvimento dos nossos ossos e músculos.
  • Os Grãos nada mais é que a semente que o Cereal produz, ou seja, resultado da colheita. São ricos em fibras alimentares o que fornecem um emagrecimento saudável,também previnem doenças crônicas e ajudam no funcionamento das funções do nosso organismo. A maioria desses alimentos são fonte de ômega 3, que é um ácido graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração. Geralmente são acrescentados nas saladas, iogurtes, sucos naturais entre outros, o milho, trigo, aveia e o centeio são exemplos de grãos.
  • As Sementes por sua vez não são da família das gramíneas e sim da família das leguminosas, por isso são chamadas de sementes e não grãos, que é o caso do feijão, ervilha, amendoim, soja, lentilha e grão de bico. No entanto, são altamente nutritivas pela riqueza em minerais como o ferro, o que ajuda na prevenção da anemia, elas também atuam no trato intestinal prevenindo a prisão de ventre e outras complicações.

Agora que você já sabe diferenciar-las que tal fazer um bom plano alimentar e adiciona-las de forma correta??

Foto: freepik.com