Eii pessoal tudo bem?? Eu adoro fazer receitas com Palmito e postar para vocês, mas me dei conta de que nunca falei ou dei dicas de como escolher um bom palmito para essas receitas. Então, esse vai ser um post exclusivo dessa delícia que é o Palmito, afinal para a nossas receitinhas ficarem deliciosas é necessário qualidade dos ingredientes néh?! Bora lá aprender um pouco mais desse ingrediente que sempre dá um toque especial nas receitas de tortas, pastéis, empadas, saladas, etc…


No Brasil o palmito que é extraído das palmeiras juçara e açaí são os mais consumidos, pois são os mais baratos. Eles são mais finos, com sabor mais forte e mais fibrosos do que o palmito extraído da palmeira pupunha, que é mais caro e costuma ser maior, mais macio e tem baixo teor calórico.

Benefícios: Independente da palmeira extraída o palmito é rico em vitaminas do complexo B, que está relacionada ao metabolismo das proteínas, lipídios, carboidratos e à produção de hemoglobina, também é rico em vitamina C, sais mineirais e ferro.

E para garantir todos esses benefícios e um palmito de qualidade, você precisa analisar alguns pontos como:

  • Se o palmito for muito fino, ele pode ter sido extraído ilegalmente ou de maneira aleatória, por isso, não compre palmitos sem conhecer sua procedência, pois palmitos retirados da natureza e comercializados sem nenhum acompanhamento de especialista, pode estar contaminado por uma bactéria patogênica chamada Clostridium botulinum que é muito resistente e geralmente encontrada em alimentos em conserva, principalmente no palmito podendo causar paralisia muscular do aparelho respiratório. Por isso, procure produtos com o selo Palmito Seguro que foi criado pelo Instituto Palmito Seguro, onde especialistas e acadêmicos da área garantem, que todo o processo desde a plantação, extração, industrialização, até a chegada nas prateleiras dos supermercados, que o palmito tenha qualidade e esteja livre de qualquer contaminação.

Já nos mercados e com selo de qualidade você ainda deve prestar atenção em alguns detalhes antes da compra do seu palmito.

  • Prefira sempre os palmitos em embalagens de vidro e inteiros, pois são mais fáceis de identificar como eles estão, porém repare se a tampa do vidro não está amassada ou estufada, se estiver não pegue!! O palmito pode estar estragado.
  • Escolha os palmitos que tem os pedaços mais regulares, pois esses são os mais macios, e não que estejam com suas camadas marcadas, eles podem estar duros.
  • Nunca escolha um vidro de palmito em que a água esteja turva, braca ou amarelada, pois o palmito pode estar contaminado.
  • O palmito macio é aquele que está ao fundo do vidro e não boiando. Se estiver boiando é pela falta de oxigenação e isso vai deixa-lo duro.

Agora, depois de todas essas dicas você está pronto para escolher os melhores palmitos para sua receita, então que tal eu preparar uma coletânea com as melhores receitas de Palmito?? O que acha? Me conta aqui nos comentários.

Foto: draxe.com