dadinho_de_mandioca_com_carne_seca1

Eu amo mandioca frita e sou o tipo de pessoa que troca um prato de batata frita por uma porção de mandioca bem douradinha e crocante, e depois que conheci os Dadinhos de Mandioca que geralmente é servido em barzinhos foi mais amor ainda, afinal tem a crocancia da mandioca e uma cremosidade sem igual, e ainda pode ganhar um complemento como fizemos nessa receita com carne seca e calabresa moída.

Obs: Gente eu tentei assar e não muito certo, como é uma massa sem farinha ela não tem estrutura para aguentar o forno então acaba se desfazendo, por isso não aconselho assar esses dadinhos, use óleo novo para fritar e tenha em mente que as vezes não tem problema consumir algo frito desde que seja feito da forma correta. 

4.8 de 4 avaliações

Dadinho de Mandioca

Autor: 
Tipo da Receita: Aperitivos
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 30 unidades

Ingredientes
  • 1kg de Mandioca (descascada)
  • ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão
  • 1 xícara (chá) de Carne Seca (dessalgada e desfiada)
  • 1 colher (sopa) de Manteiga
  • Salsinha
  • Sal e Pimenta do Reino (a gosto)
  • Ovos
  • Farinha de Rosca
  • Óleo para Fritar
Instruções
  1. Corte a mandioca em pedaços médios e coloque na panela de pressão e adicione água até cobrir a mandioca, e cozinhe por cerca de 20 minutos após a panela “chiar” ou até ficar bem macia.
  2. Escorra e amasse com um garfo para transformar em um purê, junte queijo parmesão, salsinha, manteiga, sal e pimenta do reino e misture bem.
  3. Junte a Carne Seca desfiada misture bem para que toda a massa fique com pedaços de carne seca.
  4. Acomode em forminhas de gelo untada ou modele com as mãos e leve para o congelador até que fique bem firme.
  5. Assim que congelar, passe no ovo e na farinha de rosca e depois frite em óleo bem quente até que fique dourado e crocante.
Observações
MANDIOCA, AIPIM OU MACAXEIRA: Aqui em São Paulo chamamos de Mandioca, mas sei que você pode conhecer por outro nome, afinal nosso Brasil é gigante!
COZINHAR MANDIOCA: Se você não tiver como cozinhar na pressão, faça na panela comum, mas saiba que leva o dobro do tempo e pode ser preciso adicionar mais água também.
CARNE SECA: Se você quiser pode trocar por calabresa moída, presunto, salame ou deixar sem nada, só a mandioca bem temperadinha.
FARINHA DE TRIGO: Ela só será necessária se a mandioca estiver muito mole, então só use se necessário, para que não seja preciso cozinhe o suficiente para conseguir amassar a mandioca.
CONGELAR: Essa etapa é essencial para que o dadinho não se desmanche na hora de fritar, como vocês vão perceber a massa é muito cremosa então se não congelar vai além de abrir absorver muito óleo e perder o formato de dadinho que tivemos todo o trabalho de fazer.
SEM FORMINHA: Se você não tem forminha para modelar, faça bolinhas com a mão acomode em uma assadeira ou prato untado e leve aberto para o congelador até ficar firme depois empane ou guarde em saquinho próprio para congelamento.
CONSERVAÇÃO: Você pode manter congelado empanado ou não por até 3 meses em um saquinho bem fechado.

 

dadinho_de_mandioca_com_carne_seca2