Devo confessar que não costumo comprar produtos orgânicos, mas as vezes se estão mais baratos por que não?  Mas se você costuma dar preferência aos orgânicos saiba que eles devem ser higienizados da mesma forma que os não orgânicos. Eu sei que eles são livre de pesticidas e que uma terrinha não faz mal a ninguém certo? Errado!

Os vegetais e frutas orgânicas teoricamente estão livre de pesticidas, mas na verdade em sua embalagem deveria conter a etiqueta “Produzido sem Pesticidas”, isso porque o vento pode e traz pesticidas das plantações vizinhas que fazem o cultivo com pesticidas e isso acaba fazendo com que os orgânicos sejam contaminados mesmo que não diretamente. Outro fator importante é que as empresas muitas vezes na hora de embalar fazem isso no mesmo local para orgânicos e não orgânicos o que aumenta a chance de contagio por pesticidas.

Mas o principal motivo para fazer uma higienização correta em orgânicos é que muitas bactérias estão presentes nesses alimentos como a E.coli que causa infecção urinária, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico – urêmica. 

Por isso, mesmo que compre orgânicos lembre-se de higieniza-los da mesma forma e cuidado que tem com produtos não orgânicos.

Obs: Esse post foi criado com base nas informações do blog americano: Martherjones