Sempre que eu faço carnes aqui em casa para o @fecolinhares, quando coloco no prato ela fica soltando uma água chata, e nunca soube o porque, afinal eu não estava fazendo nada errado, o tempero era posto apenas na hora de levar o bife para o grill e não usava nada liquido. Bom foi então que ao fuçar um pouco na internet eu encontrei uma explicação para o fato, e claro que vou compartilhar com vocês.

Quando você esta assando uma carne ou grelhando, a umidade interna precisa de um tempo para se redistribuir através da carne. Portanto se você cortar a carne de imediato, o suco (liquido) da carne vai escorrer e formar uma piscina e isso vai deixa-la mais seca do que deveria.

Ao deixar sua carne descansar por alguns minutos, a umidade vai ser reabsorvida e deixa-la mais suculenta e macia.

Agora se você estiver fazer uma grande pedaço de carne assada, ainda existe uma segunda razão para deixar sua carne descansando. Pois quando assamos um grande pedaço de carne ela mesmo fora do forno ainda continua cozinhando. E se você já fez alguma receita de carne assada, deve ter percebido que elas pedem para retirar a carne um pouco antes do tempo total, pois como dito ela vai continuar cozinhando sozinha.

Então sempre que você assar ou grelhar uma carne, antes de consumir embrulhe ela em papel alumínio, para manter a temperatura enquanto ela repousa.

Agora se você quer saber quanto tempo deve deixar sua carne em repouso, saiba que isso vai variar. Um bife por exemplo é fino e pequeno então 1 minuto deve ser o suficiente, mas se for um grande pedaço de carne assada então pode deixar uns 10 minutos. Mas claro que esses tempos não são uma regra, então cada vez que fizer um bife ou carne assada deixe um pouco, e depois mais um pouco até descobrir qual o tempo certo para sua carne não perder o suco e ficar sempre suculenta e macia.

Traduzido e Adaptado daqui: http://www.thekitchn.com