Quem me acompanha sabe que a umas semanas atrás eu fui para o Sul participar de um Workshop de Churrasco para Mulheres, eu amei demais participar disso e aprendi muito, confesso que também estou me aventurando em aprender mais sobre as carnes vermelhas e claro, que quero compartilhar com vocês. Então vamos começar falando sobre cada corte da carne e como preparar, mas vamos fazer por partes porque existem muitos cortes!
- Músculo dianteiro: um dos cortes mais saudáveis do boi, é uma carne fibrosa, saborosa, pobre em gordura, mas rica em colágeno. Seu cozimento pede bastante calor e umidade, sendo indicado para sopas, caldos de carne e carne de panela.
- Peito: possui uma gordura superficial que impede o ressecamento da carne durante o longo tempo de cozimento exigido. Pode ser usado em caldos, sopas, refogados e cozidos em molho.
- Pescoço: sendo a continuação do peito, é uma carne semelhante, que pode ser usada nos mesmos preparos. É um corte que requer cozimento longo e é indicado para ensopados, cozidos e caldos.
- Acém: é o maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi. É uma carne relativamente magra, que requer bastante calor e umidade durante o cozimento e fica boa em ensopados, cozidos de panela e picadinhos.
- Cupim: situada no dorso de bois zebuínos originários da Índia, essa carne é fartamente entremeada de gordura e tem sabor único e acentuado. Pede cozimento lento, preferencialmente enrolado em celofane culinário, para que se mantenham os sucos da carne.
E ai, gostou?? Então fica ligadinha que jajá tem continuação do post!!
Foto: freepik.com