Sabemos que o azeite é ótimo para a saúde, mas na hora de comprar você sabe a diferença entre Azeite Virgem e Azeite Extra Virgem? E onde devo usar cada um deles? Veja abaixo qual a diferença e onde usar cada um. A grande diferença entre azeite virgem e azeite extra virgem é basicamente o teor de acidez, isso mais o pais de origem implica no sabor de perfume de cada azeite. O extra virgem possui menor acidez variando de 1,5g / 100g e 3g/100g, isso se deve ao processo de produção, o virgem tem um teor maior e seu sabor e perfume são inferiores ao extra virgem.
Eu consigo sentir essa acidez? Não ele é imperceptível, na verdade ele serve apenas para saber se todo o processo de preparação do azeite foi feito corretamente.
Onde usar cada tipo:
- O azeite extra virgem é recomendado para o uso dele cru, ou seja em saladas, pizza, peixes e etc.. Assim ira aproveitar todo o sabor e aroma que o extra virgem oferece.
- O azeite virgem possui os mesmos nutrientes só que seu consumo é mais recomendado para refogados e cozimento, já que seu sabor é menos acentuado.
Preço: Se o preço for um atrativo saiba que o virgem é mais barato que o extra virgem, mas a diferença não e tanta.
E os Azeites de Oliva? Eles são misturados com outros óleos e até mesmo com azeites virgem e extra virgem, passa por um processo de refinamento que retira seus nutrientes, sabor, e perfume. Então se você procura os beneficios dos azeites opte sempre pelo virgem ou extra virgem.
Valor Nutricional: 1 colher de sopa de azeite (13,5 g) contém: Calorias: 119 / Gordura: 13,50 / Carboidratos: 0 / Fibras: 0 / Proteína: 0
Veja também os post: Diferentes usos para o azeite e Como escolher um bom azeite.